quinta-feira 28 março 2024

Prefeitura de Sumé firma convenio com o Ministério da Agricultura visando reforma e funcionamento do Parque de Exposições

Após receber em Brasília, o prefeito Éden Duarte e o presidente do Partido Progressista de Sumé (PP), Dida Alves, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) conseguiu liberar para Sumé, junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), aproximadamente R$ 300 mil que será destinado para a reforma e funcionamento do Parque de Exposições e Feiras João Albino Pedrosa.

Assim, a Prefeitura agora irá firmar convênio com o MAPA, objetivando fortalecer e potencializar o desenvolvimento agropecuário no município, beneficiando uma das etapas mais importantes da produção agropecuária que é a comercialização.

Éden vinha mantendo contato com entidades como Sebrae, Defesa Agropecuária, BNB, Emater e Emepa para organizar e melhorar a feira de animais de Sumé que tem papel fundamental para toda a cadeia produtiva da Caprino e da Ovinocultura do Nordeste.

De acordo com o prefeito, a reforma do Parque de Exposições e Feiras irá beneficiar a comercialização agropecuária de mais de sete microrregiões da Região Nordeste.

“A localização do município permite que semanalmente aqui se concentre na feira de animais, agropecuaristas de localidades do Sertão do Moxotó, do Pajéu, do Alto Capibaribe e Vale do Ipojuca em Pernambuco, do Seridó da Paraíba, do Rio Grande do Norte, do Sertão e do Cariri Paraibano. A nossa região, onde está inserido o Município de Sumé, possui o maior rebanho de caprinos e ovinos do Estado da Paraíba”, informou Éden.

Ainda de acordo com ele, o parque é vizinho ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG) e da Escola Agrotécnica, instituições de ensino, pesquisa e extensão que irão potencializar o parque e que também irão se beneficiar com sua ampliação e reforma, uma vez que o espaço servirá como laboratório para os estudantes, fornecendo meios para o desenvolvimento sustentável da agropecuária no Semiárido Brasileiro.

05/10/2017