sábado 20 abril 2024

Sumé faz aniversário e prefeito Éden entrega escola com ensino em tempo integral e anuncia novas obras

O Município de Sumé completou neste domingo 67 anos de Emancipação Política e a Prefeitura comemorou com uma vasta programação que se estendeu durante todo o dia, realizando torneio de basquete, futebol, corrida de rua, passeio ciclístico e alvorada com a Filarmônica Municipal Maestro Antônio Josué de Lima.

Às 07h, na praça José Américo, aconteceu o Hasteamento das Bandeiras com a participação do prefeito Éden Duarte, do deputado federal Wellington Roberto e do presidente da Câmara de Vereadores, José Antônio Fernandes de Oliveira. Também compareceram o deputado estadual Branco Mendes, vereadores, auxiliares do governo e populares.

Após o Hasteamento das Bandeiras foi dada a largada para a corrida de rua e o passeio ciclístico do grupo Pedala Sumé.

Em seguida, uma missa solene foi celebrada na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição e um torneio de basquete na Praça José Américo.

O marco da celebração do aniversário da cidade aconteceu com a entrega da obra de reforma e ampliação da Escola Maria Leite Rafael. Planejada e iniciada na última gestão do ex-prefeito Neto Duarte e concluída agora com o seu sucessor Éden Duarte.

Orçada no valor de R$ 1,1 milhão, a escola contou com recursos de emenda do deputado federal Luiz Couto (R$ 400 mil), do deputado estadual Branco Mendes (R$ 250 mil), do deputado estadual Caio Roberto (R$ 250 mil) e com recursos próprios da Prefeitura de Sumé no valor de R$ 290 mil.

A escola tem uma arquitetura moderna, bem projetada, construída numa área de 1.680 m². Atenderá aproximadamente 420 alunos do Fundamental I, somados pela nucleação da Escola Irineu Severo de Macêdo, em tempo integral.

Sua estrutura física possui 14 salas de aula, 01 laboratório de informática, 01 biblioteca, 01 secretaria, 01 sala de direção, 01 sala de professores, 01 almoxarifado, 01 refeitório e espaço de área aberta para recreação.

O deputado estadual Branco Mendes, que há alguns anos tem participado ativamente das comemorações do aniversário da cidade, parabenizou o município e disse ser gratificante trabalhar em prol de uma cidade que sabe aplicar os recursos recebidos, citando o ex-prefeito doutor Neto e a atual gestão do prefeito Éden Duarte.

O deputado federal Wellington Roberto declarou que o prefeito Éden está sempre em contato com o seu gabinete para pleitear recursos, o que demonstra a preocupação e a vontade do gestor sumeense em trabalhar pelo município.

Éden declarou que a Escola Maria Leite será uma das pioneiras da Paraíba a funcionar em tempo integral no Ensino Fundamental I e que ele tem a honra de entregá-la, porque sabe  que servirá para os filhos de Sumé, ajudando a formar gerações mais qualificadas.

Na solenidade, Éden ainda assinou ordem de serviço no valor de R$ 187 mil para construção de 3.829 metros de calçamento nas ruas da Várzea Redonda: Francisco Paulino Gomes, Gedalva Sousa Silva, Rua Senhorzinho Viana, Santa Mendonça, Rua Antônio Romão, Raimundo Sabiá, Travessa Adamastor Gomes de Araújo e Beco de Juliano.

O prefeito também assinou, junto com o deputado Wellington Roberto, a ordem de serviço para construção de passagem molhada sobre afluente do Rio Cinco Vacas e afluente do Rio Sucuru, na comunidade Várzea, zona rural. O valor da obra é de R$ 226.192,00 conseguidos com o deputado Wellington.

Ainda durante a solenidade, Éden e o vice-prefeito Dró fizeram a entrega de fardamento e livros didáticos para os alunos da Escola Maria Leite Rafael, além disso, o prefeito e o vice também entregaram novos equipamentos e fardamentos para a equipe do SAMU.

02/04/2018