quinta-feira 18 abril 2024

Gestantes beneficiárias do Bolsa Família recebem orientações em evento promovido pela Prefeitura de Sumé

A Prefeitura Municipal de Sumé por meio do Cadastro Único, realizou na tarde desta quarta-feira (09/05) na Câmara de Vereadores de Sumé, um encontro com as gestantes beneficiadas pelo Programa Bolsa Família.

Na oportunidade, foi esclarecido os cuidados e prevenções, além de tratar sobre os benefícios mensais durante a gestação.

A psicóloga do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Josilda de Azevedo, proferiu uma palestra com o tema depressão pós-parto, conscientizando as gestantes sobre os principaisfatores e sintomas, além de indicar como deve ser feito o tratamento.

A gestora do Programa Bolsa Família, Edileide Batista, explicou que durante a gestação as mulheres têm direito ao Benefício Variável à Gestante (BVG), um valor complementar que é pago durante os 9 meses da gestação e 6 meses após o parto.

A secretária de Saúde de Sumé Alessandra Regina, destacouque a identificação das famílias elegíveis ao BVG é feita pela secretaria de saúde, através dos dados colhidos pelos agentes comunitários, objetivando o aumento da proteção à mãe e ao bebê.

A Secretaria de Saúde ofertou ainda durante a palestra, a vacinação contra a gripe H1N1. A enfermeira Larissa Nayane explicou que as grávidas em qualquer idade gestacional e puérperas (até 45 dias pós-parto) devem ser imunizadas.

Durante o encontro aconteceu o sorteio de brindes e a entrega de repelentes.

Ascom/PMS