quarta-feira 24 abril 2024

Tem início a VIII edição do Festival do Umbu em Sumé

Como forma de contribuir com a promoção da conservação e do desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do umbuzeiro, a Prefeitura de Sumé através da Secretaria de Educação e Cultura e da Escola Agrotécnica, realizam nesta semana, o VIII Festival do Umbu.

A abertura oficial do evento foi realizada nesta quarta-feira (23) com exposição de produtos alimentícios derivados do Umbu, apresentações culturais, concurso de desenhos, poemas dos alunos da Escola Agrotécnica e uma palestra com o Tecnólogo em Agroecologia, Daniel Vilar, com o tema “Os Umbuzeiros de Sumé”.

Durante a tarde houve uma visita temática ao Viveiro de Mudas e a Área Experimental de Estudos em Ecologia e Dinâmica da Caatinga do LAEB-CDSA-UFCG.

Participaram da abertura da VIII edição do Festival do Umbu, o secretário de Educação de Sumé Odilon Araújo, a mobilizadora social do Procase (Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú), Joseane Bezerra, o vereador Daniel Lêla e demais membros da Secretaria de Educação e Escola Agrotécnica.

Nesta quinta-feira (24), a programação continua com a realização de oficinas: “A reprodução, propagação e o cultivo do umbuzeiro”, como também “o beneficiamento e processamento de alimentos derivados do Umbu” ministradas pelo Professor Lindimberg Duarte, Engenheiro Agrônomo e Mestre em Engenharia Agrícola e o Tecnólogo em Agroecologia, Thyago Carneiro e o concurso dos poemas e desenhos relacionados ao Umbuzeiro.

Nesta quinta-feira as atividades acontecem das 8h às 12h e das 13h às 17h30min.

A programação da VIII edição do Festival do Umbu de Sumé segue até o dia 28 de maio.

Ascom/PMS