quinta-feira 28 março 2024

Após pedidos do prefeito Éden Duarte, DNOCS irá realizar limpeza do açude de Sumé

O prefeito Éden Duarte esteve nesta quinta-feira (30), no Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), em João Pessoa, onde recebeu do órgão a confirmação das obras de limpeza e manutenção do açude de Sumé.

Quando assumiu em 2017, o prefeito Éden encaminhou ofício ao DNOCS, no sentido de disponibilizar uma equipe para fazer a limpeza do balde do açude público de Sumé, tanto na parte interna quanto na parte externa que se encontra cercado por árvores, o que pode danificar a estrutura física do balde, em especial numa possível cheia/sangria, em virtude do aumento no volume e da força das águas.

Em 2018 outro ofício foi encaminhado, solicitando informações sobre o pedido, reforçando a necessidade da manutenção do manancial. Na ocasião o DNOCS informou que estava realizando um processo licitatório para atender os serviços solicitados.

Em 2019, o prefeito encaminhou mais uma solicitação datada de 29 de janeiro, pedindo informações sobre o oficio/resposta de que um processo licitatório estava sendo realizado para conservação do açude de Sumé.

Em encontro realizado nesta quinta-feira (30), na sede do órgão, Éden recebeu uma boa notícia do engenheiro civil Francisco Mariano da Silva, chefe do serviço técnico da Coordenadoria Estadual do DNOCS na Paraíba, de que a ordem de serviço foi emitida para realização dos serviços no açude de Sumé, tendo a empresa Imperterc, um prazo de 90 dias para executar os serviços, com investimentos de mais de 100 mil reais.

Serão feitos os serviços de coroamento; talude jusante e montante, capina e limpeza, escavação de carga, compactação manual, regularização de talude, limpeza de descida d‘agua calhas, capina e limpeza manual, sangradouro, corte de capoeira, calha em concreto simples, aplicação manual de pintura com tinta latex, alvenaria de pedra, caição em duas demãos e pavimentação em paralelepípido.

O prefeito comemorou a confirmação da limpeza, principalmente com a chegada das chuvas que irão ocorrer na região. “Deste 2017 que solicitamos os serviços em nosso açude, são muitos problemas, algarobas, formigueiros, agora com os trabalhos estaremos prontos e seguros para as precipitações pluviométricas”, ressaltou Éden.

Durante a visita ao DNOCS, Éden foi informado que está marcado para 4 de fevereiro a licitação de uma empresa para realizar o georreferenciamento e regularização dos lotes do perímetro irrigado.

31/01/2020