sexta-feira 29 março 2024

Com empenho do prefeito Éden Duarte, região do Cariri receberá Corpo de Bombeiros Militar

O prefeito de Sumé, Éden Duarte, agradeceu nesta quarta-feira (15) ao governador João Azevedo, a instalação do Corpo de Bombeiros no município de Sumé, que atenderá a região do Cariri paraibano.

Esta é mais uma parceria firmada entre a Prefeitura de Sumé e o Governo da Paraíba. Numa luta do prefeito Éden junto ao governador e ao coronel Marcelo Augusto de Araújo. Assunto que ficou resolvido durante a plenária do Orçamento Democrático do Governo do Estado em abril do ano passado.

A Prefeitura de Sumé, em parceria com a Justiça Federal, conseguiu a destinação de recursos, oriundos de multas judiciais, para a aquisição dos equipamentos do prédio. Daí, a determinação da Justiça para que funcione o quanto antes.

A Prefeitura também já fez a cessão de uso do prédio para o Corpo de Bombeiros, assim como fez a reforma, ampliação e adequação do local onde irá funcionar, no bairro do Carro Quebrado. Devendo ser inaugurado até junho.

“Na última quinta-feira (09), ainda mantive reunião em João Pessoa com a Justiça Federal para tratar da aquisição dos equipamentos. Comemoro essa parceria com o Governo do Estado. O Cariri era uma das poucas regiões da Paraíba que ainda não dispunha diretamente deste serviço. Nos últimos meses sentimos ainda mais a necessidade quando as queimadas ocorreram fortemente por aqui, dependendo do deslocamento dos bombeiros de Campina Grande. Agora a prestação do serviço ficará mais ágil. É uma conquista para toda a região”, disse o prefeito Éden.

A unidade do Cariri irá atender as cidades de: Sumé, Amparo, Camalaú, São João do Tigre, Caraúbas, Congo, Coxixola, Gurjão, Ouro Velho, Parari, São João do Cariri, Zabelê, Monteiro, São José dos Cordeiros, Serra Branca, Prata e São Sebastião do Umbuzeiro.

Entre as áreas de atuação do Corpo de Bombeiros estão: combate a incêndios, busca e salvamento (terrestre, aquático, em altura, mergulho), atendimento pré-hospitalar e serviços técnicos como: análise de projetos e vistorias e certificações de edificações comerciais.

Ascom PMS

15/01/2019