sábado 20 abril 2024

Aesa e Prefeitura de Sumé realizam mapeamento para limpeza dos leitos dos rios Sucuru e Pedra Comprida

A Prefeitura de Sumé, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e a Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa) estão firmando parceria para executar a limpeza e desobstrução da calha principal dos rios Sucuru e Pedra Comprida.

Num primeiro momento foi realizado o mapeamento dos leitos dos rios, trabalho acompanhado pelo técnico da Aesa, João Adelino e o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Sumé, José Romério.

Os trabalhos iniciais consistiram no monitoramento dos rios através de filmagem e fotos georreferenciadas. Posteriormente um relatório será feito com os pontos que precisarão de ação prioritária ao longo de 13 km do leito do rio.

O prefeito Éden Duarte demonstrou uma grande preocupação com a segurança no trecho urbano desses rios, principalmente em períodos chuvosos, uma vez que o Rio Pedra Comprida deságua no Rio Sucuru, num trecho da zona urbana em que se concentra uma parcela significativa da população e dos estabelecimentos comerciais entre os bairros do Alto Alegre, Centro e Várzea Redonda. O prefeito já está articulando com as pessoas e entidades que irão realizar a limpeza dos rios para que isto ocorra da melhor forma possível.

A limpeza do rio também foi discutida pela comissão de alocação da Bacia do Açude de Sumé, formada pela Sudema, Aesa, Prefeitura de Sumé, Câmara de Vereadores, Associações e sociedade civil.

Ascom PMS

04/02/2020