Search
terça-feira 23 abril 2024
  • :
  • :

Sumé começa campanha de vacinação contra a gripe para idosos e profissionais da Saúde

A Secretaria de Saúde de Sumé iniciou a Campanha da Vacinação contra a gripe (Influenza) no município. O cronograma da vacina acontece de 23 de março à 22 de maio de 2020, em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família.

A vacinação contra a gripe visa reduzir as complicações, as internações e a mortalidade, no público alvo, decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza. 

As pessoas acima de 60 anos de idade, que residem na zona urbana, serão vacinadas em casa. Na zona rural, a vacinação será realizada de 23 de março a 15 de abril/2020.

O Dia D da Campanha ocorrerá em 09/05/2020 (sábado). Lembrando que nessa data, todas as salas de vacina funcionarão em todos os bairros da cidade.

Atenção para as datas e os grupos prioritários:

1ª fase (23/03 a 15/04): trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, idosos com 60 anos ou mais de idade.

2ª fase (16/04 a 08/05): professores das escolas públicas e privadas e profissionais das forças de segurança e salvamento.

3ª fase (09/05 a 22/05): crianças na faixa etária de 06 meses à 5 anos 11 meses e 29 dias, gestantes (em qualquer idade gestacional), puérperas (todas as mulheres no período até 45 dias após o parto), pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentes da idade, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos de idade.

 De acordo com o Ministério da Saúde, as categorias de risco clínico com indicação da vacina influenza são as seguintes: doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão (Imunodeficiência congênita ou adquirida, imunossupressão por doenças ou medicamentos), obesos (obesidade grau III), transplantados (órgãos sólidos, medula óssea), portadores de trissomias (síndrome de down, síndrome de klinefelter, síndrome de wakany, dentre outras trissomias).

Ascom PMS

24/03/2020