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sexta-feira 26 maio 2017
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PROGRAMAS DESENVOLVIDOS

 

Principais Programas Desenvolvidos

A Educação do município de Sumé trabalha em parceria com o Governo Federal, apoia e desenvolve junto às escolas municipais os seguintes Programas Federais:

  • MAIS EDUCAÇÃO constitui-se como estratégia do Ministério da Educação para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular na perspectiva da Educação Integral.
  • PNAIC, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
  • ANA Avaliação Nacional da Alfabetização está direcionada para as unidades escolares e estudantes matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental, fase final do Ciclo de Alfabetização, e insere-se no contexto de atenção voltada à alfabetização.
  • PROVINHA BRASIL o Sistema Provinha Brasil funciona como ferramenta oferecida pelo Inep às escolas e redes de ensino que desejem visualizar e analisar os resultados na qualidade do ensino no 3º ano do ensino fundamental em forma de relatórios eletrônicos.
  • PROVA BRASIL o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
  • PDDE Programa Dinheiro Direto na Escola tem como objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.
  • PDE INTERATIVO é a ferramenta de planejamento da gestão escolar baseado no planejamento participativo destinado a auxiliar as escolas públicas a melhorar sua gestão.
  • ESCOLA SUSTENTÁVEL oferece meios financeiros as escolas públicas da educação básica a fim de favorecer a melhoria da qualidade de ensino e a promoção da sustentabilidade socioambiental nas unidades escolares, considerando a gestão, o currículo e o espaço físico. Em 2014 o repasse dos recursos fundamenta-se na Resolução FNDE nº 18, de 03 de setembro de 2014, disponível no site do FNDE.
  • ATLETA NA ESCOLA é um Programa de Formação Esportiva Escolar surge com o objetivo incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes de educação básica, estimular a formação do atleta escolar e identificar e orientar jovens talentos.
  • ESCOLA ACESSIBILIDADE Promove condições de acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos e à comunicação e informação nas escolas públicas de ensino regular.  O Programa disponibiliza recursos as escolas contempladas pelo Programa para Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. No âmbito deste programa são financiáveis as seguintes ações: Adequação arquitetônica: rampas, sanitários, vias de acesso, instalação de corrimão e de sinalização visual, tátil e sonora; Aquisição de cadeiras de rodas, recursos de tecnologia assistida, bebedouros e mobiliários acessíveis;
  • PROEJA contribui para a superação do quadro da educação brasileira explicitado pelos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios-; PNAD divulgados, em 2003, que 68 milhões de Jovens e Adultos trabalhadores brasileiros com 15 anos e mais não concluíram o ensino fundamental e, apenas, 6 milhões (8,8%) estão matriculados em EJA, que introduz novas diretrizes que ampliam a abrangência do primeiro com a inclusão da oferta de cursos PROEJA para o público do ensino fundamental da EJA.
  • PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA oferece qualificação profissional e escolarização aos  jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.
  • BRASIL CARINHOSO tem como perspectiva a atenção integral que articula reforço de políticas ligadas a saúde e a educação. Para que os serviços de educação infantil cheguem a população mais pobre, a ação Brasil Carinhoso dá estímulos financeiros aos municípios com o objetivo de incentivar o aumento da quantidade de vagas para as crianças de 0 a 48 meses, (especialmente as beneficiadas do Bolsa Família), induzido a melhora do atendimento as crianças e suas famílias.
  • PROJETO OLÍMPICO – Atende os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental com reforço escolar e aulas de judô, executado em parceria com o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG).