Search
quinta-feira 18 abril 2024
  • :
  • :

SEC. DE EDUCAÇÃO

HORÁRIO DE ATENDIMENTO:

De segunda à sexta-feira: 08h às 14h

FALE CONOSCO:

Endereço: Avenida Primeiro de Abril, n° 444 – Centro – Sumé (PB)

Telefones: (83) 99413-0080 (Secretaria da Educação)

(83) 99982-2310 (Departamento de Coordenação Pedagógica)

EQUIPE:

Bonílson Timóteo Mendonça de Lima – Secretário da Educação

José Antônio da Silva Neto – Chefe do Serviço de Alimentação Escolar

Geison Rodrigues de Sousa – Chefe da Divisão de Transporte Escolar

Chefe da Coordenação Pedagógica da Rede Municipal de Ensino

 

Principais Programas Desenvolvidos:

A Educação do município de Sumé trabalha em parceria com o Governo Estadual e Federal, apoia e desenvolve junto às escolas municipais os seguintes Programas:

PROVA BRASIL o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.

PDDE – Programa Dinheiro Direto na Escola tem como objetivo desses recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa são transferidos de acordo com o número de alunos, de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse.

PDE INTERATIVO – É a ferramenta de planejamento da gestão escolar baseado no planejamento participativo destinado a auxiliar as escolas públicas a melhorar sua gestão.

ESCOLA SUSTENTÁVEL – Oferece meios financeiros as escolas públicas da educação básica a fim de favorecer a melhoria da qualidade de ensino e a promoção da sustentabilidade socioambiental nas unidades escolares, considerando a gestão, o currículo e o espaço físico. Em 2014 o repasse dos recursos fundamenta-se na Resolução FNDE nº 18, de 03 de setembro de 2014, disponível no site do FNDE.

ESCOLA ACESSIBILIDADE – Promove condições de acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos e à comunicação e informação nas escolas públicas de ensino regular.  O Programa disponibiliza recursos às escolas contempladas pelo Programa para Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. No âmbito deste programa são financiáveis as seguintes ações:

Adequação arquitetônica: rampas, sanitários, vias de acesso, instalação de corrimão e de sinalização visual, tátil e sonora; Aquisição de cadeiras de rodas, recursos de tecnologia assistida, bebedouros e mobiliários acessíveis;

BRASIL CARINHOSO – Tem como perspectiva a atenção integral que articula reforço de políticas ligadas à saúde e a educação. Para que os serviços de educação infantil cheguem à população mais pobre, a ação Brasil Carinhoso dá estímulos financeiros aos municípios com o objetivo de incentivar o aumento da quantidade de vagas para as crianças de 0 a 48 meses, (especialmente as beneficiadas do Auxílio Brasil), induzido a melhora do atendimento as crianças e suas famílias.

PROJETO OLÍMPICO – Atende os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental com reforço escolar e aulas de judô, executado em parceria com o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG).

SAÚDE NA ESCOLA – O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

PROGRAMA TEMPO DE APRENDER – É um programa de alfabetização abrangente, cujo propósito é melhorar a qualidade da alfabetização em todas as escolas públicas do país. Para isso, o programa realiza ações que atuam no sentido de aprimorar a formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; disponibilizar materiais e recursos baseados em evidências científicas para alunos, professores e gestores educacionais; aprimorar o acompanhamento da aprendizagem dos alunos, por meio de atenção individualizada; e valorizar os professores e gestores da alfabetização.

EDUCARE – O Programa EDUCARE contempla estudantes do Ensino Fundamental II com distorção idade- série em conformidade com o artigo 24, inciso V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9.394/96), respalda legalmente um processo de aceleração no nível de ensino, quando estabelece que um dos critérios da verificação do rendimento escolar seja a aceleração de estudos para alunos com atraso escolar. A proposta do Município é constituir uma grande rede de superação e enfrentamento da distorção idade-série, buscando o fortalecimento e uma ferramenta, que possa identificar boas práticas na área, e fomentar ações a partir do planejamento, diagnóstico do acompanhamento e avaliação de alunos, em parceria com a sociedade civil, sensibilização de estudantes, família e professores.

ALFALETRA – O presente programa tem como enfoque principal a Alfabetização e o Letramento, reforçando a importância de que ambos caminham juntos, buscando repensar sobre o processo de aquisição da língua escrita, baseado na constatação de que o estudante não basta apenas ser alfabetizado e aprender a decodificar, mas oportunizar o ensino aprendizagem de forma ampla, incentivando para que possa exercer as práticas sociais de leitura e escrita que a sociedade exige. O Programa AlfaLetra fortalece e apoia as unidades escolares no processo de alfabetização dos estudantes regularmente matriculados nas unidades escolares do município de Sumé/PB.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino destinada às pessoas que não tiveram acesso ou interromperam a escolarização na idade padrão. Ensino Fundamental na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos da rede municipal de ensino, nas etapas do Ensino Fundamental conforme os ciclos: ciclo I (1º, 2º e 3º ano); ciclo II (4ª e 5º ano); ciclo III (6º e 7º ano); ciclo IV (8º e 9º ano).

INTEGRA EDUCAÇÃO PARAÍBA – O programa de regime de colaboração em educação do Estado da Paraíba tem como objetivo alcançar todos os municípios do estado e alfabetizar 100% das crianças na idade certa, assim como corrigir o déficit de aprendizagem e a distorção idade-ano dos estudantes das redes estadual e municipais de ensino. Tem como metas até o ano de 2022 ter 100% dos estudantes do 2º ano alfabetizados e assegurar a alfabetização completa até o 5º ano, a partir do estabelecimento da cultura de monitoramento de resultados, aplicação de avaliações diagnósticas e formação continuada para equipes escolares.

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO INTEGRAL – O Município de Sumé criou através da Lei nº 1.329, de 30 de outubro de 2019, o Programa de Educação Integral. Com as seguintes finalidades:

I – executar a Política Municipal do Ensino Fundamental, em consonância com as diretrizes das políticas educacionais fixadas pela Secretaria da Educação;

II – sistematizar e difundir inovações pedagógicas;

III – difundir o modelo de educação integral previsto no Programa;

IV – integrar as ações desenvolvidas nas Unidades de Ensino da Rede Oficial, oferecendo atividades que influenciem no processo de aprendizagem e enriquecimento cultural;

V – estimular a participação coletiva da comunidade escolar na elaboração do projeto político-pedagógico da Unidade de Ensino;

VI – viabilizar parcerias com instituições de ensino, entidades públicas ou privadas que visem a colaborar com a expansão do Programa de Educação Integral no âmbito do Município de Sumé.

São objetivos das Unidades Ensino que integram o Programa de Educação Integral:

I – objetivos gerais:

  1. a) ofertar ensino integral para todas as etapas do Ensino Fundamental;
  2. b) formar cidadãos solidários, socialmente ativos e competentes;
  3. c) desenvolver aptidões individuais dos estudantes;
  4. d) conscientizar os estudantes acerca de suas responsabilidades individuais e sociais;

II – objetivos específicos:

  1. a) prover as condições para a redução dos índices de evasão escolar, de abandono e de reprovação, bem como acompanhar a sua evolução no âmbito das Unidades de Ensino em tempo integral;
  2. b) ampliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, tanto no componente de fluxo quanto no de proficiência, de acordo com as metas estabelecidas no Plano de Ação da Secretaria da Educação;
  3. c) aplicar metodologias, estratégias e práticas educativas inovadoras introduzidas e consolidadas pela equipe de implantação do Programa de Educação Integral;
  4. d) garantir a jornada de trabalho com dedicação integral de 40 (quarenta) horas semanais para os professores em exercício da docência, dos diretores escolares e secretários administrativos das Unidades de Ensino integradas ao Programa de Educação Integral.

 

Unidades Escolares da Zona Urbana:

Creche Proinfância Anita Garibaldi Mendonça Raphael

Diretora: Aldeane Braz Nunes dos Santos

E-mail: crecheanitagaribaldi@edu.sume.pb.gov.br

Endereço: Rua Hugo Santa Cruz – Várzea Redonda – Sumé (PB)

Creche Pré-Escola Rita Cipriano Bezerra

Diretora: Luana de Oliveira Bezerra

E-mail: crecheritacipriano@edu.sume.pb.gov.br

Endereço: Rua Manoel Sabiá, 40 – Várzea Redonda – Sumé (PB)

 UMEIEF Professora Zélia Braz

Diretora: Maria Jaína de Farias Batista

E-mail: escolazeliabraz@edu.sume.pb.gov.br

Endereço: Rua Manoel Sabiá, s/n – Várzea Redonda – Sumé (PB)

 UMEIEF Gonçala Rodrigues de Freitas

Diretora: Maria Vânia de Freitas Silva

E-mail: escolagoncala@edu.sume.pb.gov.br

Endereço: Rua Antônio Josué de Lima, 138 – Conjunto Habitacional – Sumé (PB)

UMEIEF Maria Leite Rafael (Escola Integral)

Diretora: Edna Pereira de Araújo

E-mail: escolamarialeite@edu.sume.pb.gov.br

Endereço: Rua Vicente Preto, 289 – Alto Alegre – Sumé (PB)

UMEIE Presidente Vargas

Diretora: Valdecio Rodrigues de Sousa

E-mail: escolapresvargas@edu.sume.pb.gov.br

Endereço: Rua Antônio Cazuza, 95 – Centro – Sumé (PB)

EMEF Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz

Diretor: Maria Raquel Batista da Silva

E-mail: escolaagricola@edu.sume.pb.gov.br

Endereço: Rua Luiz Grande s/n – bairro Frei Damião – Sumé (PB)

EMEF Padre Paulo Roberto de Oliveira (Escola Integral)

Diretora: Poliana Ferreira da Costa

E-mail: escolapepaulo@edu.sume.pb.gov.br

Endereço: Rua Sebastião Pires da Silva, n° 45 – bairro Frei Damião – Sumé (PB)

 

Unidades Escolares da Zona Rural:

UMEIEF Jose Bonifácio Barbosa de Andrade (Escola Integral)

Diretor: Isaías Pereira de Araújo

E-mail: escolajosebonifacio@edu.sume.pb.gov.br

Endereço: Distrito de Pio X – Sumé (PB)

UMEIEF Manoel Inácio (Escola Semi-integral)

Diretora: Divania Clemente de Sousa

E-mail: escolamanoelinacio@edu.sume.pb.gov.br

Endereço: Sítio Poço da Pedra – Sumé (PB)

UMEIEF João de Sousa (Escola Semi-integral)

Diretora: Maria Simone Araújo Diniz

E-mail: escolajoaosousa@edu.sume.pb.gov.br

Endereço: Sítio Conceição – Sumé (PB)