quinta-feira 25 abril 2024

Sumé sedia Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional

A cidade de Sumé sediou na quinta-feira (31) a Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional. O evento ocorreu no auditório do Salão Paroquial e foi organizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), com o apoio do Projeto de Consolidação do Sisan, vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e a Prefeitura de Sumé

Com o tema: Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, a Conferência teve como objetivos analisar os avanços, as ameaças e as perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada, apresentar as recomendações relacionadas ao Plano de Segurança Alimentar e Nutricional, avaliar e fazer recomendações para avançar e qualificar o processo de implementação do Sisan.

O evento foi voltado para os municípios do Cariri Ocidental e contou com a presença de 14 cidades da região. Do município de Sumé estiveram participando, o prefeito Éden Duarte, a secretária da Assistência Social, Tanniery Lêla, José Romério, engenheiro agrônomo e o secretário de administração, Bonilson Timotéo, além de representantes de associações.

Durante a Conferência foram discutidos os eixos: A situação da segurança alimentar, fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Diretrizes da Política Nacional da Segurança Alimentar e Nutricional.

Após a Conferência regional, um encontro nacional irá acontecer com a representação da região, que terá como objetivo elaborar um documento que será encaminhado para o Conselho Nacional.

Vale destacar que Sumé foi o primeiro município da Paraíba a criar um plano de segurança alimentar e nutricional, com isso facilitou a sua adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), possibilitando que o município possa distribuir alimentos para as pessoas de baixa renda.

Ascom/PMS

01/11/2019