Search
sábado 20 abril 2024
  • :
  • :

CAPS de Sumé encerra Campanha Janeiro Branco

O Centro de Atenção Psicossocial de Sumé (CAPS), realizou na quarta-feira (25/01) o encerramento da Campanha Janeiro Branco.

Os usuários do CAPS e os funcionários participaram de uma caminhada pelas ruas do bairro de Várzea Redonda com o objetivo de unir as pessoas em torno da causa.

A Campanha Janeiro Branco, faz do mês de janeiro um marco temporal estratégico para que todas as pessoas reflitam, debatam e planejem ações em prol da saúde mental e da saúde emocional para ter mais felicidade e qualidade de vida.

Desde o ano 2000, a Organização Mundial da Saúde vem alertando a humanidade quanto ao crescimento das taxas de suicídio, depressão e ansiedade em todo o mundo.

A Campanha Janeiro Branco teve início no Brasil em 2014, e este ano foi a primeira vez que o CAPS de Sumé promoveu o debate a cerca do tema com rodas de conversa, oficinas terapêuticas e participação em programas de rádio.

O mês de janeiro foi escolhido por, simbólica e culturalmente, representar a renovação das esperanças, projetos e planos de vida das pessoas.

A cor branca foi escolhida por representar a possibilidade de partida de qualquer projeto, de inícios e reinícios possíveis simbolizando a paz e a pureza das intenções.

Para o psicólogo do CAPS, Divanício Pessoa, é importante falar sobre o tema, pois a saúde mental muitas vezes ainda é alvo de preconceito, e ela não está ligada somente a transtornos mentais, mas também a outros problemas do cotidiano, como a depressão, o suicídio, o alcoolismo, a pressão no trabalho, os desencontros amorosos, a capacidade de saber reagir diante das dificuldades e muitos outros fatores externos.

Ascom

26/01/2017