quinta-feira 25 abril 2024

Prefeitura de Sumé continua dando apoio à Cooperativa de Costureiras do Município

A Prefeitura de Sumé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, nos últimos anos, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) estruturou o Galpão das Costureiras e qualificou aproximadamente 100 mulheres nos cursos de corte e costura, totalizando um investimento de R$ 310 mil.

A gestão do Município de Sumé constantemente busca incentivar a qualificação profissional, planejando ações para a promoção e geração de emprego e renda para a população local, priorizando aquelas pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Após a conclusão da primeira etapa, que foi a estruturação do Galpão das Costureiras, e da segunda etapa, processo de qualificação profissional e social, a Prefeitura busca agora formalizar a Cooperativa de Costureiras do Município de Sumé junto à Receita Federal.

Atualmente, a Cooperativa funciona no bairro do Mandacarú e conta com 20 associadas, todas advindas dos cursos promovidos pela Prefeitura, por meio do Projeto Mulher Artífice. As pessoas que não participaram do projeto, mas que tem qualificação na área e interesse em participar, podem procurar a cooperativa para se associar.

A Cooperativa já conta com alguns colaboradores para a confecção de calças e está firmando novas parcerias. Segundo a secretária de Assistência Social de Sumé, Tanniery Lêla, a Cooperativa das Costureiras é o passo inicial de outras ações que serão buscadas para promover a qualificação profissional e o acesso ao mercado de trabalho de jovens e adultos, ela enfatizou que a gestão municipal não medirá esforços para que ações deste tipo continuem a acontecer no município.

Ascom PMS

05/01/2017