sexta-feira 26 abril 2024

7º Festival do Umbu é aberto oficialmente em Sumé

O 7º Festival do Umbu foi aberto oficialmente na trade de quinta-feira (19), na Escola Agrotécnica de Sumé.

Além dos professores e alunos da escola, participaram o vice-prefeito Dró, o vereador Daniel Lêla, o secretário de Educação, Odilon Araújo, a secretária de Saúde, Alessandra Regina, os professores Fabiano Custódio (UFCG) e Zito Júnior e representantes do Banco do Nordeste.

O professor Drº Daniel Duarte foi o palestrante do dia e apresentou um relato dos trabalhos, de três de seus alunos de graduação e mestrado, sobre pesquisas feitas com umbuzeiros de Sumé.

O evento também teve apresentações culturais e degustações de comidas derivadas da fruta.

Nesta sexta (19), acontece minicurso de reprodução do umbuzeiro com o agricultor Severino de Moura Maciel e o minicurso de processamento de produtos derivados do umbuzeiro com a professora Ana Cristina Chacon Lisboa (CDSA/UFCG).

Na programação ainda tem palestras, gincanas culturais, cantoria e forró pé de serra. À noite, o Festival se estende para a Praça José Américo com mesa gastronômica, recital, cantoria com Evaldo Severino e Evaldo Filho e forró pé de serra com o cantor Mercinho.

Confira a programação para o sábado – 20/05:

Atividades na Escola de Campo de Pio X:

• 08h             Acolhida;
  • 08h30min   Minicurso: Reprodução do Umbuzeiro com o agricultor Severino de Moura Maciel;
  • 09h20min   Lanche;
  • 09h40min   Ações, estudos e práticas voltadas para a conservação e enriquecimento da Caatinga com o umbuzeiro com a equipe do LAEB/UFCG;
  • 10h40min   Palestra: “Imbuzeiros de Sumé: Construindo caminhos para a conservação e o desenvolvimento sustentável do Imbuzeiro”, com Daniel Vilar;
  • 11h   Forró com Rogério Lima: Na Pegada do Pé de Serra;
  • 19h30min – Praça José Américo: mesa gastronômica, exposição e forró pé serra com Nascimento Filho.

O Festival do Umbu se encerra na próxima segunda-feira (22) com atividades na feira do município.

Este ano o evento tem o patrocínio do Banco do Nordeste e do Governo Federal.

19/05/2017