terça-feira 23 abril 2024

Estado e Prefeitura executam segunda etapa do Programa Água Viva em Sumé

O Governo do Estado da Paraíba e a Prefeitura de Sumé estão executando na zona rural do município a segunda etapa do Programa Viva Água no Município de Sumé.

Após a construção de 20 barragens subterrâneas, a etapa agora consiste na instalação de poços nas barragens, cada um constituído por 10 anéis para fazer a captação da água do subsolo.

As comunidades contempladas com as barragens e que agora estão recebendo os poços são: Assentamento Saco, Assentamento Mandacaru, Craibeira, Conceição, Princesa do Juá, Roçado do Mato, Várzea da Roça, Carnaúba, Assentamento Cigana, Santo Agostinho, Jaguaribe, Cabeça Branca e Pau Darco.

A barragem subterrânea é uma tecnologia que permite armazenar água no subsolo, sendo usada para ajudar na produção, principalmente no período de estiagem. Serve para a produtividade agropecuária e diminui os riscos da agricultura dependente de chuva.

Concluída a instalação dos poços nas barragens, a Prefeitura irá fazer análise de qualidade da água em todas elas.

As comunidades que receberam as barragens foram indicadas pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), que levaram em consideração a viabilidade do local, a produção no campo e a localização geográfica que pudesse alcançar um maior número de famílias.

31/05/2017