quarta-feira 24 abril 2024

Festival do Umbu oferece minicursos e palestras para agricultores e interessados

Tem início nesta quinta-feira (18), o 7º Festival do Umbu, um evento realizado pela Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz e Prefeitura de Sumé, este ano com o patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil e do Governo Federal.

A abertura será às 16h, no auditório do CDSA, com uma palestra sobre os umbuzeiros de Sumé com o professor Drº Daniel Duarte. Também haverá apresentações culturais e exposição com produtos derivados do umbu.

Os interessados em participar dos minicursos devem se dirigir à Escola Agrotécnica para se inscrever. Todos os minicursos terão emissão de certificado para os participantes.

Confira a programação completa:

Sexta-feira – 19/05 – Escola Agrotécnica de Sumé

1. 07h30min – Exposição de Produtos Derivados do Umbu.
  2. 07h30min Minicurso de Reprodução do Umbuzeiro com o agricultor Severino de Moura Maciel.
  3. 07h30min Visitas ao Viveiro Educativo e a Área experimental de estudos em ecologia e dinâmica da Caatinga do CDSA, onde está implantado o projeto de enriquecimento do bioma com mudas de Umbuzeiro enxertado.  Projeto desenvolvido pelo LAEB/CDSA.
  4. 08h Minicurso de Processamento de produtos derivados do Umbuzeiro com a Professora Ana Cristina Chacon Lisboa do CDSA/UFCG.
  5. 08h30min Programa de aquisição do Umbu. Com o Eng. Agrônomo da CONAB Bruno Eduardo Dias Oliveira da CONAB
  6. 09h Importância Comercial do Umbu com Carla Mailde do CDSA/UFCG
  7. 09h30min Gincanas Culturais
  8. 10h Cantoria com Evaldo Severino e Evaldo Filho