Search
segunda-feira 21 setembro 2020
  • :
  • :

Governador Ricardo Coutinho inaugura, ao lado do prefeito Éden Duarte, sistema de captação subterrânea das águas do Rio São Francisco em Sumé

O governador Ricardo Coutinho entregou, na quarta-feira (26), em Sumé, o Sistema de Captação Subterrânea do Rio Paraíba que vai levar as águas do Projeto de Integração do São Francisco para 13 cidades do Cariri e também inaugurou a adutora de Coxixola garantindo segurança hídrica para o município. As duas obras representam um investimento de cerca de R$ 4 milhões. Diversos prefeitos, deputados estaduais, auxiliares do Governo e lideranças da região estiveram presentes.

O governador Ricardo Coutinho ressaltou que as duas obras são essenciais e representam um salto no desenvolvimento do Cariri. “Essas obras são fundamentais para a segurança hídrica da região. Estamos vendo aqui a complementação da transposição na Paraíba, obras que fazem parte de um conjunto de ações complementares que o Governo do Estado fez para receber e levar as águas do São Francisco. Só hoje estamos beneficiando mais de 130 mil pessoas. O Cariri hoje tem uma nova realidade, com segurança hídrica e mais desenvolvimento e perspectiva de futuro”, observou.

“A obra da adutora começamos antes da chegada das águas do São Francisco, mas não tínhamos conseguido inaugurar porque o açude lá do Congo tinha secado, mas agora essa obra pode ser entregue ao povo”, frisou.

As obras vão garantir abastecimento de água com qualidade para as cidades do Congo, Coxixola, Sumé, Monteiro, Prata, Ouro Velho, Amparo, Serra Branca, São José dos Cordeiros, São João do Cariri, Parari, Gurjão, Livramento e o distrito de Santa Luzia do Cariri, beneficiando mais de 130 mil habitantes.

“O Sistema de Captação Subterrânea vai levar as águas do São Francisco para 13 cidades da região, melhorando a vida do povo e promovendo o crescimento do Cariri”, enfatizou o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo.

De acordo com o presidente da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Hélio Cunha Lima, o Sistema de Captação Subterrânea era uma obra necessária para que as águas da transposição do Rio São Francisco que passam pelo Rio Paraíba fossem levadas para cidades do Cariri. “Esta obra vai aproveitar as águas do São Francisco para abastecer a região. O investimento gira em torno de R$ 1,4 milhão e é mais uma obra do Governo do Estado que visa promover a segurança hídrica para toda a Paraíba”, falou.

“Estou feliz demais porque agora teremos água constante nas nossas residências. Sem água a dificuldade é grande, já que até as tarefas mais simples se tornam mais demoradas. O povo do Cariri sofre muito com a seca e são iniciativas como estas do governador que tornam nossa vida melhor”, falou a diarista Rosa Maria.

Secom PB

Fotos: Cariri em Ação

27/07/2017