sexta-feira 29 março 2024

Prefeito de Sumé aparece entre os dez melhores gestores do Estado

O prefeito de Sumé Éden Duarte acaba de ser indicado pelos Conselhos Federal e Regional de Administração na Paraíba para receber o prêmio “Destaque de Município”.

Sumé ficou em 7º lugar no Estado da Paraíba na avaliação do Índice de Governança Municipal (IGM-CFA), elaborado pelo Conselho Federal de Administração.

O prêmio será entregue durante solenidade nos próximos dias 27 e 28 de julho, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP/PB), durante o II Fórum Paraibano de Gestão Pública com a participação de várias entidades políticas e públicas, da imprensa televisiva e rádio.

O índice CFA de Governança Municipal – IGM-CFA consiste em uma métrica de governança pública nos municípios brasileiros a partir de três dimensões: Gastos e Finanças Públicas, Qualidade da Gestão e Desempenho. Foi elaborado a partir de dados secundários e considera áreas como saúde, educação, planejamento urbano, articulação institucional, gestão fiscal, habitação, recursos humanos e outras.

A partir da construção de extenso banco de dados municipais, que foram extraídos de fontes secundárias de bases públicas como STN, IBGE e PNUD, realizou-se priorização de indicadores e variáveis, e em seguida, por meio de tratamento estatístico, foi possível gerar um resultado para cada dimensão e para o Índice.

Assim como boa parte de suas fontes, o IGM será atualizado anualmente. Nesse sentido, o Índice CFA de Governança Municipal se destaca e se diferencia de todos os demais índices já utilizados no contexto brasileiro para mensuração da performance municipal uma vez que contempla uma visão mais ampliada sobre as dimensões da governança pública, e em especial, sobre a relação entre a dimensões fiscal, gestão e desempenho.

O prefeito Éden Duarte disse que atribui esse prêmio à toda a sua equipe, aos servidores municipais e à liderança do ex-prefeito Neto Duarte, com quem muito aprendeu administrando o Município de Sumé nos últimos anos.

“Vamos buscar melhorar ainda mais. É um trabalho em equipe. O 7º lugar é uma posição extremamente vitoriosa, considerando 223 municípios paraibanos. Muitos deles são bem maiores e possuem muito mais recursos que o nosso”, disse Éden.

Confira o Ranking Top 10 da Paraíba:

1° – João Pessoa – 0,622 pontos
2° – Cabedelo – 0,594 pontos