quinta-feira 28 março 2024

UEPB celebra convênio com Prefeitura de Sumé para formação continuada de professores

A ideia é formar professores da rede básica que já atuam na rede municipal mas ainda não tinham a formação adequada. A primeira turma já começou a funcionar essa semana. Oficialmente, o convênio foi assinado nesta quinta-feira (17) pelo reitor Rangel Junior e pelo prefeito do município, Éden Duarte Pinto de Sousa, em ato no Gabinete da Reitoria, no Câmpus de Bodocongó, acompanhado pelo vice-reitor Flávio Romero; o pró-reitor de Extensão, professor José Pereira; e a pró-reitora adjunta de Extensão, professora Socorro Barbosa. Acompanharam ainda o ato, a professora Adalgisa Rasia e a assessora técnica da PROEX, Iara Trajano.

O reitor Rangel Junior destacou que a iniciativa da UEPB em firmar o convênio com a Prefeitura de Sumé traduz o compromisso da Instituição com o desenvolvimento do Estado e com a melhoria de vida do povo paraibano. “Tudo gira em torno do cumprimento da missão da Universidade, que é colaborar e contribuir com o processo de desenvolvimento social, através do ensino, da pesquisa e da extensão”, destacou.

Notadamente com a Prefeitura de Sumé, o convênio começa com um trabalho de extensão e ensino, mas abre perspectivas para outras ações no campo da pesquisa. O reitor lembrou que a UEPB tem um Câmpus em Monteiro, instalado próximo a Sumé, que desenvolve projetos com vários municípios do Cariri paraibano. “Sem dúvida nenhuma, com o estabelecimento desse convênio, amplia a ação da Universidade no Estado e amplia também a nossa inserção social para que cada dia mais tenhamos a justificação plena de toda o investimento que a sociedade faz nessa Universidade”, enfatizou o reitor.

Após assinar o convênio, o prefeito Éden Duarte destacou a importância da iniciativa e disse que esse será o primeiro passo de uma série de ações que serão desenvolvidas na área de Educação, visando a qualificação dos professores do município. Sobre a formação continuada, ele explicou que o curso está acontecendo uma vez por semana na cidade, com carga horária pré-determinada. Ele antecipou que, futuramente, a UEPB estará realizando atividades como cursos destinados para alunos da rede municipal.

Conforme explicou o pró-reitor de Extensão, José Pereira, o convênio firmado com a Prefeitura se inicia agora e vai até dezembro. “Tentaremos discutir com eles a metodologia do ensino e a construção de projetos pedagógicos para a escola. Iremos assessorar esses professores para que eles saibam como construir os projetos e planejamentos de cursos, até para que eles possam ter mais efetividade nos resultados com seus alunos”, explicou.

Segundo José Pereira, para isso, foram convidados os docentes dos cursos de Letras, Pedagogia e Matemática da UEPB para atuação nessas atividades. “Toda segunda-feira à noite os professores da UEPB vão até Sumé para ministrar esse curso de formação, que está dividido em três turmas por áreas de conhecimento: Exatas, Social e Humanas”, concluiu o pró-reitor.

Ascom UEPB

17/08/2017