Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

Prefeitura de Sumé desmente notícia de Rádio Alternativa FM e Site o Pipoco

A Prefeitura de Sumé, representada pelo prefeito Éden Duarte, vem a público repudiar e desmentir as inverdades lançadas, uma prática contumaz, da Rádio Alternativa FM Sumé e reproduzidas pelo site O Pipoco, no último dia 14 de março, dando conta de que a Prefeitura de Sumé não está disponibilizando transporte para os estudantes universitários.

Todos os municípios têm por obrigação gerir e custar o ensino fundamental e a educação infantil, conforme determina a Constituição Federal em seu Artigo 211, § 2°, contudo, o Poder Executivo Municipal nunca deixou de apoiar e incentivar o ensino universitário, muito menos os seus estudantes.

É mentirosa a notícia de ambos os veículos de comunicação citados acima quando diz que o prefeito Éden está fechando as portas para estes estudantes.

1° A Prefeitura de Sumé, disponibiliza um ônibus novo e confortável, tipo rodoviário, para os estudantes universitários que trafegam para Campina Grande. Seguramente é um dos ônibus mais confortáveis do Estado da Paraíba destinado à esta finalidade;

2° A Prefeitura de Sumé custeia para estes estudantes 70% do combustível do ônibus e ainda disponibiliza um motorista para o transporte e realiza a manutenção do veículo;

3° A Prefeitura ainda disponibiliza mais dois ônibus diariamente para os estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que trafegam de Sumé para Monteiro;

4° O prefeito Éden nunca chegou a usufruir do novo ônibus universitário que vai para Campina Grande, pois, quando o novo ônibus foi adquirido, o prefeito já havia concluído os seus estudos na cidade de Campina Grande;

5° O Poder Executivo não está fechando escolas, pelo contrário, está organizando o processo de nucleação de escolas da zona rural, como uma correção de rumo na educação, pois o modelo de escolas multiseriadas tem se tornado obsoleto, ineficiente e caro para os cofres públicos;

6° O prefeito Éden estará sim, nos próximos dias, inaugurando novas escolas no município, a exemplo da Creche Anita Garibaldi Mendonça Raphael e das novas e modernas instalações da Escola Maria Leite Rafael, entregando respectivamente, uma no dia 19 de março e outra no aniversário da cidade, em 1° de abril.

É fato que no ano de 2018, o número de alunos que trafegam para Campina Grande tem aumentado, não comportando mais o transporte de todos num único ônibus disponibilizado pela Prefeitura.

O secretário da Educação, Odilon Araújo, já esteve reunido com a comissão representativa dos estudantes e explicou que a Prefeitura não poderá ir mais além do que já ajuda. Na reunião, o secretário apresentou sugestões aos universitários de como resolver o problema, dando como exemplo, a própria experiência vivida por ele no transporte, quando era estudante universitário em Campina Grande.

Também é fato que vivemos a era das fake news (notícias falsas), um tipo de “imprensa marrom” que consiste na distribuição deliberada de conteúdos enganosos e falsos via mídia online, impressa, rádio e televisão.

Tal conduta, praticada amplamente por estes dois veículos (Rádio Alternativa FM Sumé e site O Pipoco) divulgam as fake news com o intuito de enganar a todos, a fim de obter ganhos políticos, encontrando muitas vezes nos opositores ao governo, o apoio necessário para difundir a calúnia posta na rede.

Por fim, é preciso estarmos sempre atentos e combatendo este tipo de “imprensa marrom”, esta que preferirá sempre o alarido, pouco importando se o que veicula é verdade ou mentira.

 

Prefeitura Municipal de Sumé

Assessoria de Imprensa

16/03/2018