quinta-feira 28 março 2024

Prefeitura de Sumé entrega tablets para Agentes Comunitários de Saúde

A Prefeitura de Sumé entregou na última quarta-feira (28/03), 35 tablets aos Agentes Comunitários de Saúde para uso de coleta de dados dos usuários no momento da visita domiciliar.

A entrega foi feita pelo prefeito Éden Duarte e pela secretária de Saúde, Alessandra Regina. Também estavam presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Sumé, José Antônio Fernandes de Oliveira e o vereador Antônio Carlos Sarmento.

Os tablets irão compor o sistema da Atenção Básica e a produtividade dos profissionais das equipes do Programa Saúde da Família será aumentada, assim como a qualidade do atendimento, uma vez que os agentes, enfermeiros e médicos terão mais informações sobre o histórico dos usuários.

Até então, os ACS preenchiam manualmente as planilhas e depois lançavam os dados no sistema. O serviço agora passará a ser único e automático. O sistema será alimentado pela empresa Sysvale.

A secretária da Saúde, Alessandra Regina, disse que a gestão de Sumé tem se sobressaído em muitos projetos, sendo um dos primeiros municípios da Paraíba a implantar o sistema de tablets aos ACS, assim como foi anteriormente com o sistema Horus da Farmácia Básica e o ponto eletrônico para os profissionais da Saúde.

O prefeito Éden tem trabalhado para valorizar o servidor público e priorizar a melhoria dos serviços ofertados pela sua gestão. Num discurso focado na importância dos servidores, ele destacou que o serviço feito pelos agentes comunitários traz informações e gerenciamento de dados para a tomada de decisões da gestão de forma continuada.

“Nós vamos agora investir R$ 500 mil na construção de melhorias sanitárias domiciliares em parceria com a Funasa e a necessidade das localidades a serem contempladas partem dos ACS que estão diariamente coletando informações e indicando onde as necessidades são mais urgentes”, comentou o prefeito.

Posteriormente será a vez dos Agentes de Combate às Endemias receberem o equipamento.

Ascom PMS

29/03/2018