quinta-feira 25 abril 2024

Assistência Social de Sumé e parceiros fazem inscrição para emissão do Identidade Jovem

As Secretarias municipais de Assistência Social e Educação de Sumé, em parceria com o os grêmios estudantis, Procon e Programa Bolsa Família, realizaram esta semana nas escolas, inscrições para a emissão do Identidade Jovem.

Até o momento foram emitidas 70 carteiras do Identidade Jovem em Sumé. As equipes estiveram nas escolas Presidente Vargas, Escola Agrotécnica, Gonçala Rodrigues e Escola Padre Paulo Roberto. Na próxima segunda-feira é a vez do Colégio Professor José Gonçalves de Queiroz.

O ID Jovem, é o documento emitido pelo Governo Federal que comprova a condição de baixa renda do jovem para acesso aos benefícios previstos no Estatuto da Juventude.

A ID Jovem é destinado às pessoas com idade entre 15 e 29 anos oriundos de famílias cuja renda mensal não ultrapasse dois salários mínimos. Além disso, o jovem também tem de estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e suas informações devem estar atualizadas há pelo menos 24 meses.

O jovem detentor da ID Jovem tem direito à meia-entrada, que é o pagamento de metade do preço (cinquenta por cento) do ingresso cobrado para a venda ao público em geral, em eventos artístico-culturais e esportivos, como salas de cinema, teatros, espetáculos musicais e circenses, eventos educativos, de esporte, de lazer e entretenimento em todo o território nacional, promovidos por quaisquer entidades e realizados em estabelecimentos públicos ou particulares.

Ainda, tem direito a reserva de duas vagas gratuitas nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual e duas vagas com desconto de 50% (cinquenta por cento), no mínimo, no valor das passagens, a serem utilizadas depois de esgotadas as vagas gratuitas.

Não se enquadram na condição de beneficiário do Programa, jovens nas seguintes condições: a) que ultrapassem a renda familiar de até dois salários mínimos; b) que não possuam seus dados inseridos na plataforma do Cadastro Único; c) que estejam com as informações desatualizadas no CadÚnico há mais de 24 meses.

Para a emissão da Id Jovem, é necessário apresentar documentação pessoal (CPF e RG), e Número de Inscrição Social (NIS). O NIS pode ser obtido na sede do Programa Bolsa Família.

Ascom PMS

07/04/2018