Search
sexta-feira 29 março 2024
  • :
  • :

Instituto de Previdência de Sumé é destaque em indicador de avaliação dos Regimes Próprios

Detalhamento divulgado no dia 20 de Junho pela Secretaria de Previdência do Ministério da Fazenda apresenta a situação previdenciária dos Regimes Próprios de Previdência Social dos 2.123 municípios.

O detalhamento foi apresentado pelo secretário de Previdência, Marcelo Caetano, durante o I Congresso Nacional de Previdência dos Servidores Públicos, em Florianópolis (SC), promovido pela Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (ANEPREM) e pela Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM).

O indicador estabelece três principais critérios de avaliação: Conformidade, Equilíbrio e Transparência. Esses critérios, por sua vez, englobam um conjunto de verificações e subíndices. No item Conformidade, o ente foi avaliado quanto ao cumprimento das normas gerais de organização e funcionamento; No Equilíbrio foi avaliada a situação dos RPPS quanto a endividamento, solvência financeira, solvência atuarial, relação entre ativos/inativos e comprometimento da receita corrente líquida e na Transparência foi analisada a atuação do ente no que diz respeito à prestação de informações à Secretaria de Previdência para disponibilização em consulta pública pela sociedade.

De acordo com os dados, o Instituto de Previdência do Município de Sumé (Ipams), é um dos destaques, na pontuação do Indicador de Situação Previdenciária quem tem variação entre 0 (mínimo) e 1 (máximo), Sumé ficou com nota 1 na classificação conformidade, quanto ao cumprimento das normas gerais de organização e funcionamento, na Paraíba o Ipams ocupou a 3 º colocação, e na região a 29º.

O indicador é uma ferramenta de gestão previdenciária dos RPPS, instituída em setembro de 2017 pela Portaria SPREV nº 10/2017, para  conferir  visibilidade aos sistemas de previdência dos servidores públicos e  fornecer critérios mais objetivos de comparação entre os entes e maior controle social da situação de cada Regime.

Atualmente o IPAMS conta com: 167 Aposentados, 45 Pensionistas e conta com aplicação de recursos no valor: 4.512,555, 68, sendo presidido por Rita Dark Aquino e Márcio Porto, diretor administrativo e Financeiro.

Ascom/PMS