Search
sexta-feira 19 abril 2024
  • :
  • :

Técnicos do Água Doce de Pernambuco conhecem experiência do programa em Sumé

Um grupo de 30 técnicos de vários órgãos do Estado de Pernambuco está em visita à Paraíba para conhecer a experiência do Programa Água Doce (PAD), desenvolvida no Estado desde 2014 e reconhecida como referência nacional. A equipe, que foi recepcionada pela coordenação do PAD na Paraíba, conhece nesta quinta-feira (14) os sistemas de dessalinização do assentamento da Fazenda Mata, em Amparo, e o da sede do município. Além destes, os técnicos conheceram na quarta-feira (13) o sistema da Comunidade Pitombeira, no Município de Sumé, no Cariri paraibano, em fase de conclusão.

A equipe de visitantes conta com representantes da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, da Secretaria do Meio Ambiente, da Embrapa, do Incra, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), do Dnocs e de empresas que vão atuar na execução do PAD no Estado vizinho. Na Paraíba, os sistemas de dessalinização vão beneficiar 93 comunidades até o mês de dezembro, contemplando cerca de 50 mil pessoas em mais de 40 municípios do Semiárido paraibano.

A iniciativa, executada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (Seirhmact), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, é assistida pelo Núcleo Estadual do PAD formado por 14 órgãos em nível Estadual e Federal e conta com um investimento de mais de R$ 22 milhões, com o objetivo de levar água potável para as comunidades isoladas.

Os técnicos assistiram à apresentação do coordenador estadual do PAD/PB, Robi Tabolka, sobre a instalação do sistema. Ele mostrou desde a planta do sistema, falou sobre processo de execução da obra, equipamentos, funcionamento e, sobretudo, das parcerias com a gestão municipal e a comunidade, que, segundo ressaltou, são iniciativas imprescindíveis para o sucesso do programa. Ele também tirou dúvidas dos técnicos e da equipe da coordenação do PAD de Pernambuco, que pretendem implantar o projeto naquele Estado, seguindo o modelo da experiência de sucesso da Paraíba.

O coordenador do PAD de Pernambuco, Paulo de Tarso Pessoa Mendes, revelou que ficou impressionado com o sistema do programa na Paraíba. “A impressão que estou tendo é maravilhosa, diante da explicação e dos conhecimentos que estamos adquirindo para implantação em Pernambuco. O conhecimento sobre a parceria entre o Governo do Estado da Paraíba, Prefeitura e a comunidade está sendo de um aprendizado gigantesco para que a gente siga no mesmo padrão. A meta é implantar 170 sistemas em Pernambuco, acompanhando a ideia do Estado da Paraíba, pois se trata de um programa de qualidade e está sendo muito bom poder visitar. A escolha em conhecer o sistema da Paraíba resultou da experiência de sucesso realizada no Estado, bem como da disposição da equipe técnica local em repassar as informações”, disse Paulo.

O prefeito do município de Sumé, Éden Duarte Pinto, que também esteve recepcionando o grupo, considera o sistema de dessalinização feito pelo PAD uma ação de extrema importância. “Tendo em vista que passamos por um período de estiagem nos últimos seis anos, a população vinha passando por dificuldades com o abastecimento de água, que estava ocorrendo em carro pipa e às vezes com água sem qualidade, porém com a implantação desse sistema as 80 famílias da comunidade Pitombeira serão abastecidas, com água de qualidade”, comentou. O prefeito destacou que esse projeto deve ser abraçado pelos gestores e parabenizou o Governo do Estado em estabelecer as parcerias com as prefeituras de suma importância para o homem do campo.

O morador da comunidade há 50 anos, Vital Rodrigues Filho, fez a doação da área de 40×30 metros para a construção do sistema de dessalinização. Ele disse que fez a doação por saber dos benefícios que o programa trará para os moradores. “Não tenho a dimensão do quão importante é o programa para os moradores que consumiam água sem qualidade, sem falar dos benefícios que a água de qualidade traz para a população”, enfatizou.

O representante da empresa que vai executar o programa em Pernambuco, Eduardo de Matos parabenizou a coordenação do PAD na Paraíba e ressaltou a importância do alcance social do programa, tanto pela expertise da equipe, como pelo envolvimento da comunidade em viabilizar a parceria. Eduardo parabenizou a gestão do governador Ricardo Coutinho por se fazer presente numa ação tão importante para a população.

De acordo com Robi Tabolka, além de Pernambuco, o Estado de Sergipe visitou a Paraíba em 2016 para conhecer o sistema de dessalinização local, além de outros estados que também demonstraram interesse em conhecer o programa, que é considerado referência nacional, por construir as obras agrupadas com baixo custo médio por Sistema, entre os nove estados do Nordeste e parte de Minas Gerais. Atualmente, a Paraíba é o Estado com maior número médio de beneficiários por sistema de dessalinização em funcionamento.

Com Secom/PB