quarta-feira 24 abril 2024

Mais de 100 estudantes recebem certificação de cursos do Pronatec em Sumé

Com objetivo de capacitar a população e ampliar as condições para que os munícipes possam ser inseridos no mercado de trabalho, a Prefeitura Municipal de Sumé em parceria com o Governo do Estado realizou nesta segunda-feira (06/08), no Ginásio de Esportes Municipal, a certificação dos cursos de Formação Inicial Continuada (FIC) do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, com a finalidade de ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.

A entrega de certificados aconteceu para mais de 100 alunos de 4 cursos; cuidador infantil, cuidador de idosos, operador de computador e gestor de microempresa. Os alunos que participaram dos cursos receberam ainda uma bolsa de R$ 2,00 por aula assistida, chegando a uma média de R$ 160,00/mês.

O coordenador administrativo do Pronatec, Ivan Pereira, destacou o apoio da gestão municipal, entregando ao prefeito Éden Duarte um certificado de reconhecimento pelo comprometimento com a formação profissional no Estado da Paraíba. “Esses cursos atendem a demanda da população, o Pronatec também valoriza o povo que necessita de qualificação, e o melhor, de forma gratuita”, frisou Ivan Pereira.

De acordo com o prefeito Éden Duarte, o Pronatec é uma oportunidade de crescimento para os estudantes. “O Programa incentiva o aluno e a comunidade a estarem engajados na busca pela qualificação para ingressarem no mercado de trabalho. Nossos alunos precisam desse apoio, esse será sempre o compromisso de nossa gestão, trabalhar de acordo com a necessidade e realidade do nosso povo”, pontuou o gestor de Sumé.

A aluna do curso de cuidador infantil, Verônica Barros, afirmou que: “O curso proporcionou aprender mais sobre a profissão. Com práticas daquilo que é preciso para ser um bom profissional. Agora, acredito que tenho bagagem suficiente para entrar no mercado de trabalho”, finalizou Verônica.

Comporam também a mesa solene do evento; o secretário de Educação do município Odilon Araújo, de Obras e Agricultura Isca Viana, o coordenador pedagógico do Pronatec Edson Alves e a gestora da Escola Maria Leite Rafael Elidiane Batista. Após a solenidade foi servido um jantar e ofertado um show musical com Alysson Sanfoneiro.

Confira as fotos do evento:

Posted by Prefeitura Municipal de Sumé on Tuesday, August 7, 2018

Ascom/PMS