sexta-feira 19 abril 2024

Prefeitura de Sumé distribui mudas de Imbuzeiro e convida a população para se cadastrar para receber mais mudas

Buscando contribuir com a conservação do Imbuzeiro (Spondias tuberosa, Arruda), a Prefeitura de Sumé realizou doação de mudas de Imbuzeiros junto aos estudantes da rede publica municipal de ensino e a agricultores familiares.  Foram doadas mais de 500 mudas de Imbuzeiro entre os meses de maio e julho de 2018 na Escola Agrotécnica assim como na Feira Livre de Sumé durante o VIII Festival do Umbu.

Estudos realizados no município de Sumé, tem registrado que a população de Imbuzeiros é predominantemente de indivíduos centenários, com a atual seca periódica que estamos vivendo, a maior já registrada pela ciência no Semiárido Brasileiro, muitos Imbuzeiros não resistiram e morreram. Diante deste quadro de seca e avanço do fenômeno da Desertificação, a Prefeitura de Sumé planeja ampliar esse processo de distribuição mudas e contribuir com o equilíbrio ambiental.

“Desta forma, a Prefeitura de Sumé procura desenvolver a fruticultura através de frutos nativos, assim como promover o enriquecimento, o reflorestamento e a recuperação da Caatinga.” Destaca o professor de Ciências Agrárias Thyago Carneiro de Brito.

“Esse processo participativo de produção e distribuição de mudas, terá efeitos benéficos também a longo prazo, a nossa gestão está procurando deixar um legado de preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, bem como de potencialização da fruticultura como fator gerador de emprego e renda no campo, e a participação de estudantes nesse processo de desenvolvimento do Imbuzeiro é fundamental para isso, pois faz com que essa ação se perpetue.” Destaca o prefeito Éden Duarte.

Os interessados em obter mudas de Imbuzeiro através deste projeto da Prefeitura, devem-se dirigir a Escola Agrotécnica de Sumé, levando sementes de Imbuzeiro e se inscrever num cadastro de distribuição destas mudas. A Escola funciona das 7 horas da manhã as 17h30min no Bairro Frei Damião ao lado da UFCG.

Ascom/PMS