terça-feira 16 abril 2024

PREFEITURA DE SUMÉ IMPLEMENTA PROJETO PARA CONSTRUÇÃO DE BANHEIROS NA ZONA RURAL E URBANA DO MUNICÍPIO

A Prefeitura Municipal de Sumé, em parceria com a Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) implementa projeto de Melhorias Sanitárias Domiciliares para a construção de banheiros em residências localizadas na Zona Urbana e Zona Rural do município.

As Melhorias Sanitárias Domiciliares são intervenções promovidas, com objetivo de atender às necessidades básicas de saneamento das famílias, por meio de instalações sanitárias, relacionadas ao uso da água e ao destino adequado dos esgotos, dotando os domicílios de melhorias sanitárias, necessárias à proteção das famílias e à promoção de hábitos higiênicos.

Com recursos da FUNASA, no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), serão beneficiadas mais de 100 pessoas com a construção de 41 banheiros a famílias em situação de vulnerabilidade e risco social.

Para este projeto, estão inclusas as comunidades rurais: Agreste, Conceição; Caxingó; Cachoeirinha de Cima; Cachoeirinha de Baixo; Riacho das Porteiras e Malhada da Pedra; além da comunidade Carro Quebrado, localizada na Zona Urbana do Município.

As obras para a construção dos banheiros estão sendo executadas, com início na Comunidade Malhada da Pedra e no Bairro Carro Quebrado.

Na implementação do projeto ainda serão realizadas oficinas de saneamento, para fomentar e difundir em espaço aberto, às famílias beneficiadas, o conceito de saneamento como ação de saúde pública, dando, assim, o caráter básico para proteção sanitária e a melhoria da qualidade de vida da população, conscientizando e prevenindo quanto aos fatores de riscos ambientais e epidemiológicos.

Também está sendo realizado mapeamento municipal para identificação de possíveis famílias que ainda se enquadrem em situações de risco, com intuito de garantir a universalização deste acesso no território municipal.

Ascom/PMS