Search
quinta-feira 24 setembro 2020
  • :
  • :

Moradores da Zona Rural de Sumé aprovam gestão municipal

Por meio de enquete realizada pelo programa “Governando com Você’, na rádio 95fm, moradores da zona rural do município opinaram sobre a administração do Prefeito Eden Duarte. Os depoimentos foram coletados, numa segunda-feira (10/9), dia em que acontece a feira livre da cidade, e que há, portanto, maior fluxo desse público, principalmente, no mercado municipal e imediações. A maioria dos entrevistados ouvidos pela reportagem do programa em questão avaliou a gestão municipal, de forma positiva.

Voz do povo

Ideozuíta, moradora do sítio Jurema, por exemplo, disse que “a administração do prefeito Eden está boa, principalmente na saúde —  área em que ela atua (sic). “Posso falar da saúde, na Jurema tem uma médica muito boa, o pessoal lá gosta muito dela, só falta agora um dentista”.

Sobre a possibilidade de levar um dentista para essa comunidade rural, como sinalizou a moradora em questão, o coordenador odontológico de Sumé, Fábio Paulino disse que esse pleito já está sendo analisado junto a equipe de saúde do município.

Espaço da feira agroecológica de Sumé

O presidente da associação agroecológica de Sumé, e morador do Sítio Pitombeira, Zé Maria,  destacou o compromisso da gestão municipal na zona rural. “Eu como presidente de associação, vejo que o prefeito Eden tem um olhar voltado para o homem do campo. Ele tem dado muita atenção a zona rural. Agora, mesmo, continuou, Zé, temos o projeto do Procase –  programa do governo do estado em parceria com a prefeitura municipal, por meio do qual já foi implantado um catavento, um poço e um kit para plantar 6 mil raquetes de palmas. Isso vai beneficiar os moradores daquela localidade”, afirmou.

Para Vilma, também do sítio Pitombeira, o governo Eden está indo muito bem. “Estou achando bem satisfatório. Não tenho do que reclamar. Essa cobertura aqui da feira agroecológica, local onde vendemos nossos produtos orgânicos, ficou bem melhor, a gente tem mais proteção. Foi uma promessa de campanha que o prefeito cumpriu”. Vilma ainda destacou outras ações que serão realizadas na Pitombeira. “O projeto água doce (água de qualidade para o consumo humano com cuidados técnicos, uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal) está indo pra lá, para Pitombeira e vai beneficiar muita gente”, disse.

A popular dona Alice avaliou de forma positiva a administração municipal e destacou a ida do prefeito Eden a associação comunitária no Sítio Várzea, onde ela mora. ”Às vezes, ele vai lá na associação. Se não vai muito, deve ser por falta de tempo, né?, mas sempre que pode ele vai”.

Prefeito participa de reunião comunitária na zona rural

Para o prefeito de Sumé Eden Duarte, o reflexo dessa sua boa aceitação junto a comunidade rural do município, em grande medida, se deve também ao fato dele incentivar esse diálogo constante entre os vários setores da sociedade civil organizada.

“Sempre faço questão de participar das reuniões das associações comunitárias para discutir os problemas locais de forma coletiva. Como o município é muito grande, disse, e eu não tenho condições de ir de casa em casa, então eu prestigio a associação, com esse sentimento comunitário. É uma maneira também de fortalecer esse vínculo entre o governo e a população local. Eu gosto de ir discutir nesses espaços públicos por que, lá, todo mundo da sua opinião, coloca o seu ponto de vista e a gente elege prioridades até conseguir uma melhor solução em conjunto”, argumentou o gestor sumeense.

Construção de banheiro na zona rural de Sumé

Sônia, moradora do Sítio Riacho da Roça também aprova a gestão do prefeito Eden Duarte. “Está muito boa, não tenho do que reclamar. Quando a gente precisa, ele sempre nos atende. Essa semana mesmo, tivemos problemas no catavento, acionamos a prefeitura, e logo o caso foi resolvido”, informou.

Lúcia, do Sítio Porteira, foi a única da enquete que não aprova a administração municipal. “Lá mesmo no sítio, a prefeitura não tem feito muita coisa . Perguntada qual nota a gestão municipal mereceria, ela não soube precisar. “Meu filho, eu nem sei lhe dizer, viu”, finalizou.

Recuperação de estrada na zona rural

Sobre essa questão, o engenheiro agrônomo de Sumé, Romero Soares informou que a comunidade do Sítio Porteiras e região são beneficiadas com as demandas da pasta de desenvolvimento e meio ambiente, a exemplo do projeto água doce que está em andamento no município, conserto de poços, iluminação pública, confecções de cacimba, corte de terras, estradas entre outras. “Toda comunidade rural de Sumé é beneficiada com essas ações, não fazemos distinção com A ou B”, alegou Romero.

Maria José do Sítio conceição avaliou a administração do prefeito Eden de forma positiva e se disse surpresa com o desempenho dele à frente da gestão municipal. “Falar a verdade, eu não acreditava que alguém pudesse fazer por Sumé o que Dr Neto fez, e Eden está mostrando que é capaz. Eu estou aprovando. Lá, na Conceição, mesmo, tem uma médica que é muito boa, e a educação também, eu gosto muito. Eu mesma voltei a estudar no programa de jovens e adultos à noite, é uma escola muito boa. Estou gostando muito. Como não tive a oportunidade de estudar quando era mais nova, então, agora, chegou a vez”, disse a popular.

O prefeito Eden Duarte, ao ouvir esses depoimentos, durante o programa semanal da prefeitura de Sumé, falou que esses testemunhos da população  rural sumeense só aumentava a sua responsabilidade. “Quando você escuta esses depoimentos, aumenta nossa responsabilidade e do nosso grupo para que possamos construir, trabalhar juntos, mais fortemente em prol do desenvolvimento de nosso município, dando respostas rápidas a nossa população. Dessa forma, continuou Eden, olhamos no rosto das pessoas de cabeça erguida por que queremos ouvir as demandas sociais. E o que me for apresentado, levamos para a equipe de governo e procuramos solucionar e conversar com o cidadão. É a nossa obrigação”, informou.

O prefeito Eden falou ainda que o governo está em constante movimento na busca por melhorias coletivas. “Não podemos estagnar, temos que avançar sempre e buscar mais, pensar lá na frente por que as pessoas estão tendo a percepção de que o governo está atendendo as demandas, isso é um combustível para fazermos muito mais pelos nossos munícipes, finalizou.