terça-feira 23 abril 2024

Escolas municipais de Sumé desfilaram com vários temas

A Prefeitura de Sumé realizou a Semana da Pátria, nos dias 06 e 07 de setembro, com a temática “do passado ao presente”. Uma homenagem aos 196 anos de independência do Brasil. Em dois dias, a praça Adolfo Mayer deu lugar a apresentações culturais, — Filarmônica Maestro Antônio Josué de Lima e Bandas Marciais de nossa cidade, além do hasteamento das bandeiras, e os tradicionais desfiles: Polícia Militar, escolas particulares e a rede educacional do município.

Recortes de nossa história foram retratados em um desfile unificado. Dos primeiros habitantes de nossa terra, Índio, passando pela chegada da Família Real em nosso território, até à independência do Brasil em 1822, pontuaram a primeira parte das apresentações.

Na sequência, temas que afetam a nossa sociedade, como trabalho infantil, exploração sexual, corrupção, violência contra a mulher, dificuldade social, drogas, bullyng, homofobia, racismo, discriminação entre outros, foram abordados pelas escolas municipais. “É dever de todos nós combater todo tipo de discriminação por questão de raça, gênero, etnia  ou opção sexual”, dizia uma das faixas.

O grupo da alegria, do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, de Sumé, levou o idoso a desfilar na avenida. “Respeitar à pessoa idosa é tratar o próprio futuro com respeito”, dizia. Ainda seguindo essa temática social, uma grande árvore que simbolizava o crescimento da criança em suas diversas dimensões também foi retratada por estudantes. “Uma criança feliz torna um adulto feliz, um adulto feliz torna-se um idoso realizado”.

Futuro

Que valores são necessários para se ter um Brasil melhor?, seguia questionando o desfile. “Esporte, lazer, família, inclusão, transformação, educação, solidariedade cultura, cidadania, proteção, arte, são fontes importantes de convivência social”, e consequentemente, para se ter um lugar melhor para viver, informava os dizeres em uma grande árvore segurada por componentes de uma escola.

A Paz

Nosso sonho é ultrapassar barreira de guerra e conquistar um mundo de mais harmonia, bondade, fé, justiça, esperança e mansidão. Por isso levantamos essa bandeira, refletia um pelotão vestido de branco e com bolas brancas dando ênfase a mensagem. “Enxergar o novo mundo com sabedoria, respeito, ética e educação, pois, como se sabe, só a educação transforma realidade e nós acreditamos”, continuaram as apresentações.

Por fim, um arco-íris em forma de uma aliança entre Deus e os seres vivos de todas as espécies que vivem na terra e simboliza a renovação, esperança e o desenvolvimento da personalidade e na formação da consciência da criança, encerrou os desfiles das escolas municipais de Sumé, em homenagem a Independência do Brasil. Ainda no período da tarde teve um Jogo no Estádio o Jacintão, entre FEMAR X CSC.

Ascom PMS

Josenildo Paulino