sexta-feira 29 março 2024

‘Sumé só tem a ganhar com esse encontro’

Cumprindo o plano de governo, o prefeito Eden Duarte realizou na última quinta-feira (30), no auditório da Secretaria de Educação, encontro com a participação de empresários e comerciantes locais visando elaborar propostas que potencializem o desenvolvimento e o crescimento econômico de Sumé. Na ocasião foram discutidos pontos de uma pauta de reivindicações, críticas e sugestões elaborada pelo presidente da Câmara de dirigentes lojistas (CDL) de nossa cidade. O momento contou ainda com a representante do SEBRAE, Madalena, que se dispôs a ajudar na busca de excelência do setor.

De início, o prefeito fez uma breve apresentação, em slides, com dados oficiais (IBGE, CAGED etc) sobre o perfil socioeconômico de Sumé PB, além de mostrar ações voltadas para o desenvolvimento local sustentável. Apoio à agricultura familiar, preparação para inauguração do Shopping de Sumé, Revitalização/cobertura da Praça de Alimentação, Galpão das costureiras, sala do empreendedor,  em parceria com o SEBRAE – que atua na realização de cursos, orientação para abertura de empresas, formalizações entre outras atividades são alguns dos exemplos apresentados, na ocasião, que a gestão municipal vem fazendo pela melhoria econômica de nossa cidade. Em seguida, Eden abriu espaço para perguntas e sugestões sobre o tema proposto.

“Um momento importante para estabelecer um diálogo franco e aberto com esse segmento, uma vez que a reunião foi provocada pela Câmara de Dirigente Logista”, disse o prefeito. Aproveitamos o ensejo para discutir aquilo que no passado não foi possível de resolver e com um olhar voltado para o futuro de Sumé, completou. É uma junção de várias ideias que busca melhorar o nosso município, visando oportunidades iguais para as pessoas, como a geração de emprego e renda e a vinda de novos empreendimentos, além do fortalecimento da própria instituição CDL, avaliou.

Opinião também defendida por Zé, como é mais conhecido o presidente da Câmara de dirigente logista de Sumé. Ele aproveitou a ocasião para cobrar mais empenho e união da classe comerciária sumeense e fez um apelo aos seus pares: “venham conhecer o nosso trabalho e se associem com a gente, só assim teremos forças para brigar pelos nossos direitos, conclamou. “Se continuarmos desunidos, desse jeito, disse, a gente não chega a lugar nenhum”.

Dezenas de comerciantes participaram da reunião. Todos eles se disseram confiantes com o que ouviram e consideraram o momento importante para arejar às ideias, fortalecer à classe e buscar alternativas de desenvolvimento para o município de Sumé. “Pelo que eu pude ver, foi um marco aqui, hoje, em nossa cidade, pela quantidade de comerciantes reunidos, trabalhando pelo bem maior que é o crescimento e o desenvolvimento do comércio local, disse Ênio, empreendedor do ramo de informática.

Tiago Alcântara partilha da mesma ideia “a oportunidade foi um momento em que vários setores da economia local se uniram em prol de um objetivo comum, do desenvolvimento da cidade,  da população e do comércio. Sumé só tem a ganhar com esse encontro e com os próximos que virão”, afirmou o empresário sumeense

O atual prefeito de Sumé encerrou o evento se colocando a disposição de todos que ali estavam para ajudar dentro das possibilidades do município. Eden disse também que através dessas ações, a sua gestão mostra que está sempre aberta ao diálogo para uma aproximação cada vez maior com os vários segmentos da sociedade. “Como representante do povo, quero ouvi-lo para que às políticas públicas que estamos desenvolvendo em nosso governo estejam em consonância com a vontade do que as pessoas querem, finalizou o executivo municipal.

Na oportunidade foi sugerido a criação de um comitê gestor com foco nessas ações de melhoria e desenvolvimento de nosso município.

Ascom PMS

Josenildo Paulino