quinta-feira 28 março 2024

Prefeitura de Sumé promove atividades de prevenção ao Câncer de Mama e outras doenças

A Secretaria de Saúde de Sumé segue intensificando ações para reforçar a importância da prevenção ao Câncer de Mama. Durante todo esse mês, as equipes de Saúde realizam uma série de atividades nas unidades básicas (UBS) em prol da Campanha Outubro Rosa.

Na terça-feira (16/10), moradores do centro e da várzea redonda participaram de palestras sobre a importância do tema. Na ocasião foram ofertados testes de glicemia capilar, aferição da pressão arterial e exames rápidos para detecção de Sífilis, HIV e Hepatites B e C.

De acordo com a enfermeira da unidade do centro, Adriana Brito, mesmo os exames sendo ofertados regularmente pela rede municipal de saúde, com a Campanha Outubro Rosa, há uma maior procura desses serviços, principalmente a solicitação de mamografias e coletas de exames patológicos.

Na opinião do odontólogo Welliton Souto, também da UBS central, é muito importante estimular as pessoas a se autoavaliarem. “Qualquer alteração que surgir, o paciente deve procurar imediatamente o serviço de referência. Os postos de saúde do nosso município estão aptos a realizarem esse tipo de procedimento”, orientou Welliton, que também proferiu palestra sobre os tipos de Câncer Bucal.

A Campanha Outubro Rosa continua em todas as UBSs de Sumé, e no próximo dia 23, ocorrerá o dia D com várias atividades de saúde no Ginásio de Esportes Municipal, do bairro Santa Rosa.

Ascom PMS

Josenildo Paulino