quinta-feira 25 abril 2024

Educação de Sumé cria projeto para ajudar alunos com dificuldades na leitura e escrita

A Secretaria de Educação de Sumé criou o projeto pedagógico ALFALETRA com o objetivo de fortalecer a alfabetização e o letramento entre os estudantes da rede municipal de ensino. A meta do programa é auxiliar os alunos do 1° ao 5° ano das Escolas Maria Leite Rafael e Zélia Braz que enfrentam dificuldades na leitura e na produção textual.

O projeto conta com professores alfabetizadores da rede municipal de ensino, que monitoram o desempenho e a evolução da turma em relação à alfabetização e leitura. Eles atuam como facilitadores do conhecimento para dezenas de alunos com essas dificuldades. A cada duas semanas, uma equipe pedagógica do município se reúne com os participantes do projeto para analisar os resultados obtidos.

“A maioria desses alunos tem um desejo intenso de aprender, mas necessita de atenção individual, muitas vezes impossível de ser proporcionada por apenas um professor em sala de aula. O Alfaletra foi concebido para atender a essa demanda”, afirmou a coordenadora pedagógica do município, Aparecida Gomes.

O projeto organiza os alunos conforme seu nível de conhecimento, sendo atendidos diariamente por aproximadamente uma hora e meia, todos no mesmo turno escolar.

O prefeito Éden Duarte e o secretário Odilon Araújo empenharam-se totalmente para a implementação do programa. Embora a intenção da coordenação fosse iniciar o projeto no ano seguinte, o prefeito determinou seu início imediato.

Em 2019, a Secretaria de Educação de Sumé planeja expandir o ALFALETRA para os alunos do 6° ano do ensino fundamental II que enfrentem os mesmos problemas de aprendizado.

Ascom PMS

Nildo Paulino