O município de Sumé foi sede nesta segunda-feira (19) da Oficina de Capacitação sobre Medidas Socioeducativas e Fortalecimento da Rede Socioassistencial, que foi realizada em parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano, através da Coordenadoria Estadual do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
O evento aconteceu durante toda a segunda-feira, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, tendo como coordenadora a assistente social do Sinase, Andreza Ribeiro. A oficina teve o objetivo de repassar aos municípios como acontece o atendimento socioeducativo da rede em meio aberto, através dos Creas, Cras e Conselhos Tutelares.
Na oficina foram apresentados o histórico dos direitos da criança e do adolescente, até a promulgação do Estatuto e como o município precisa se preparar para atender a demanda e garantir políticas públicas para os menores.
Muitos profissionais da rede de assistência participaram do evento, entre eles servidores da Secretaria de Saúde, CAPS, Nasf, diretores de escolas e professores. Eles adquiriram informações e trocaram experiências sobre as fragilidades e potencialidades dos serviços. Outros municípios também enviaram seus representantes, a exemplo de Camalaú, Congo, Monteiro e São José dos Cordeiros.
De acordo com a secretaria de Assistência Social de Sumé, Tanniery Lêla, a oficina surgiu através de uma agenda de compromissos formalizada pela Prefeitura de Sumé. Ela disse que os órgãos e setores que recebem os jovens que cumprem medidas socioeducativas precisam estar alinhados e orientados sobre como receber esses jovens e o que repassar para eles.
Ascom PMS
20/11/2018