quinta-feira 18 abril 2024

Instituto de Previdência de Sumé está entre os melhores da Paraíba

Enquanto a tramitação da Reforma da Previdência no Congresso Nacional tem gerado preocupação e descontentamento a muitos brasileiros que dependem dela, o Regime de Previdência Própria do Município de Sumé, no Cariri paraibano, tem mostrado equilíbrio financeiro e organização administrativa na manutenção de seu fundo previdenciário.

De acordo com a presidente do Instituto, Dark Aquino e o diretor financeiro, Marcio Porto, a Prefeitura de Sumé, por meio do Instituto de Previdência Municipal (Ipams), tem gerido a sua previdência com transparência, equilíbrio e eficácia. Eles informaram que, atualmente, o Ipams conta com 173 aposentados e 45 pensionistas. Só em 2018, o Instituto concedeu 17 aposentadorias e três pensões.

Dark ainda destacou o compromisso e a responsabilidade social do Instituto junto aos seus pensionistas. “Considero-o muito importante e seguro, pois os repasses são feitos religiosamente em dia. Dessa forma não tem como dá errado. O prefeito Éden tem sido muito rigoroso com essa questão. Isso só fortalece e aumenta ainda mais o nosso trabalho e consequentemente a segurança institucional e jurídica do Ipams”, enalteceu.

De acordo com o diretor financeiro, Marcio Porto, mensalmente, após o Instituto efetuar o pagamento dos aposentados e pensionistas, o que sobra é aplicado em diferentes bancos do município. Segundo Márcio, atualmente, o fundo tem um investimento de R$ 4,5 milhões.

Conforme o Indicador de Situação Previdenciária, na média nacional 2018, o Ipams foi pontuado com a nota máxima no quesito conformidade e ficou bem colocado no ranking de cumprimento das normas gerais de organização e funcionamento, ocupando o 3º lugar na Paraíba e o 29° lugar na região Nordeste.

Para Dark, essa boa classificação junto ao órgão previdenciário federal é a prova de que o instituto está no caminho certo e o reflexo de um bom trabalho realizado em equipe.

Ascom PMS

27/12/2018