terça-feira 16 abril 2024

População da Pitombeira recebe Programa Água Doce

A comunidade da Pitombeira, no município de Sumé, foi contemplada com o Programa Água Doce. A inauguração do sistema ocorreu na tarde de sexta-feira (14) e teve as presenças do prefeito Éden Duarte, do coordenador nacional do Programa, Renato Saraiva, do coordenador estadual, Robi Tabolka, do vice-prefeito Dró e do secretário de Obras e Agricultura do município, Isca Viana.

O sistema foi construído em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (Seirhmact), Governo Federal via Ministério do Meio Ambiente e Prefeitura de Sumé.

O reservatório inaugurado tem capacidade para 5 mil litros de água. O poço tem uma vasão de 13 mil litros e uma salinidade considerada baixa em comparação a outros já trabalhados.

De acordo com o secretário de Obras, Isca Viana, o processo de dessalinização fornecerá água de qualidade ao consumo humano, beneficiando cerca de 280 famílias dos sítios Pitombeira, Riachão de Baixo, Riachão de Cima, Lagoa da Cruz, Oiti e todo entorno da Bacia do Açude Público de Sumé.

O coordenador estadual do Água Doce, Robi Tabolka, destacou que a comunidade da Pitombeira não estava inclusa na lista de beneficiários do Programa. Tudo só foi possível, segundo ele, graças ao empenho do prefeito Éden Duarte e por que a Prefeitura Municipal apresentou todas as condições necessárias para a realização do projeto.

Já o coordenador Nacional do Programa, Renato Saraiva, disse que era uma alegria imensa encerrar o ano em Sumé inaugurando mais uma obra do Programa Água Doce. Segundo ele, a ação aconteceu devido à vontade, organização da comunidade e principalmente o apoio da Prefeitura em parceria com o Governo do Estado.

Segundo Renato Saraiva, o sistema Água Doce é o que há de mais avançado no mundo em termos de tecnologia de filtragem de água. De acordo com ele, nesse método são incorporados cuidados técnicos, sociais e ambientais.

O prefeito Éden enalteceu as parcerias existentes entre os governos federal e estadual, por meio do Programa Água Doce, coordenado na Paraíba por Robi Tabolka. Éden ainda agradeceu à comunidade local e destacou o apoio do presidente da Associação Comunitária, Vital Rodrigues Filho e de Armando da Pitombeira que doaram terrenos para a perfuração do poço.

O presidente da Associação de Pitombeira, Vital Rodrigues, disse que estava muito feliz com a conclusão de uma obra que ele viu nascer. Vital ainda acrescentou que o Água Doce, além de matar a sede, vai contribuir para a saúde dos usuários.

Ascom PMS

18/12/2018