sábado 20 abril 2024

Sumé promove 6ª Conferência Municipal de Saúde

O Conselho Municipal de Saúde de Sumé, com apoio da Secretaria de Saúde local, realiza no próximo dia 15 de março, das 8h às 15h, a 6ª Conferência Municipal de Saúde com o objetivo de debater as atuais condições de saúde pública do município.

O evento acontecerá no Salão Paroquial da Igreja Católica, na Rua Miguel Guilherme, e servirá também para traçar estratégias de melhorias e avaliar avanços/conquistas na área, levando em conta o cenário atual de crise no país.

A edição desse ano mais uma vez abordará o tema: “Democracia e Saúde” e terá como palestrante principal,  o médico Jailson Villberto de Sousa, presidente do Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa.

Já estão confirmadas as participações dos conferencistas: Sales Clementino, a Gerente da 5ª Região de Saúde, Ravena Farias e a assessora técnica, Niedja Rodrigues de Siqueira,  que falarão sobre os seguintes eixos temáticos:

I – Saúde como direito;

II – Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS);

III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS;

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Sumé, Edmilson Cardoso, nesses momentos que antecedem o encontro, a comissão se reuniu, por diversas vezes, para discutir os trâmites da Conferência para que tudo saia conforme determina a legislação.

Niedja Rodrigues, que também é coordenadora geral da Conferência, afirmou que esses espaços são importantes ferramentas de gestão para discutir o bom funcionamento da administração pública municipal.

De acordo com ela, o Conselho Municipal, com o apoio da Secretaria de Saúde, estão unidos na mobilização de diversos atores sociais na defesa da democracia brasileira, do estado de bem-estar social, da saúde como direito humano e do SUS como política pública brasileira.

“A Conferência Municipal, além desse espaço legítimo para discutir propostas de saúde pública para o município, em todas as esferas de governo, ela tem esse caráter paritário em sua composição, que é a formação de 50% de usuários do SUS, 25% de trabalhadores do SUS e 25 da gestão e ou prestadores de serviços ”, afirmou Niedja.

Ela também lembrou que atualmente o município vem realizando várias Pré-Conferências no Hospital e Maternidade Alice de Almeida e Samu Regional para definir a escolha dos trabalhadores que irão participar do evento.

Josenildo Paulino

22/02/2019