sábado 20 abril 2024

Sumé realiza a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

O Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou na sexta-feira (22), no plenário da Câmara Municipal, a “I Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa de Sumé” que culminou com a elaboração de várias propostas, além da aprovação de um regimento interno.

O prefeito, Éden Duarte, as secretárias, Tanniery Lêla (Assistência Social), Alessandra Regina (Saúde), a presidente do CMDPI, Severina Bezerra Duarte e diversos representantes da sociedade civil participaram do evento.

A I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa teve como palestrante principal a conferencista Ilza Maria do Nascimento Brasileiro que abordou o tema: “Os Desafios de Envelhecer no século XXI e o Papel das Políticas Públicas”. Outros eixos temáticos como: Saúde, Assistência Social e Previdência, Educação e Violência foram trabalhados na plenária final, por equipes, composta por quatro membros que, de forma democrática, elegeram os seus delegados para defender as propostas elaboradas a serem apresentadas nas próximas conferências estadual e federal.

Na ocasião, o Grupo de Idosos Alegria de Viver, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, formado por mulheres da terceira idade, fez uma apresentação de dança, encantando a todos os presentes.

Na opinião da presidente do Conselho do Idoso de Sumé, Severina Bezerra Duarte, Quinquinha, a Secretaria de Assistência Social foi muito feliz em realizar a Conferência. Segundo ela, essa é uma oportunidade para envolver mais pessoas em prol da causa, além de fazer com que os idosos ocupem os devidos espaços na sociedade sumeense.

Para Tanniery Lêla, a I Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa significa um momento especial para o município de Sumé. “Um espaço democrático, onde os participantes tiveram a oportunidade de pensar, elaborar e planejar políticas públicas voltadas para a pessoa idosa”, destacou.

Ao final do evento, houve a entrega de certificado aos participantes da Conferência.

25/03/2019