quinta-feira 25 abril 2024

Sumé se prepara para a 6ª Conferência Municipal da Saúde

Nesses momentos que antecedem a 6ª Conferência Municipal da Saúde, que acontecerá no dia 03 de abril, no Salão Paroquial da Igreja Católica de Sumé, o Conselho Municipal de Saúde de Sumé, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, vem promovendo uma série de Pré-Conferências no município para conscientizar os trabalhadores da área sobre a importância de formularem propostas a serem apresentadas no dia do evento.

Na quinta-feira (13), a coordenação da Conferência proferiu palestra na Câmara Municipal para os profissionais de saúde com essa finalidade.

A coordenadora da 6ª Conferência Municipal, Niedja Rodrigues, disse que a presença maciça dos trabalhadores de saúde na ocasião refletia um compromisso da categoria em prol da melhoria da saúde pública nos três níveis: federal, estadual e municipal. Após uma rápida apresentação em slides sobre o tema proposto, Niedja abriu espaço para perguntas, sanando todas as dúvidas do público presente.

A secretária de Saúde, Alessandra Regina, que também participou do evento, disse que estava muito feliz em ver tanta gente da saúde reunida pensando em melhorias para a área. Ela ressaltou a importância de todos se atentarem nos três eixos temáticos da Conferência no momento da elaboração de propostas para que não fuja dos papéis e competências de cada órgão executor.

A servidora pública do município, Iolanda Duarte, disse que a expectativa dela em relação à 6ª Conferência Municipal de Saúde era no sentido de que os trabalhadores pudessem ser ouvidos de modo que as propostas do SUS não ficassem apenas no papel.

O coordenador de Saúde Bucal do Município, Fábio Paulino, avaliou o momento de forma positiva pelo fato de no dia da Conferência de Saúde poder discutir uma pauta pensando no que há de melhor para a população.

O médico Francisco Duarte da Silva Neto disse que o momento significa uma busca pela perfeição, mesmo sabendo que ela não existe. Na opinião do médico e ex-prefeito sumeense, esses fóruns são importantes para discutir falhas, apresentar propostas e análise, além de um ambiente propício para sugerir melhorias pensando em agilizar processos e atendimento.

A 6ª Conferência Municipal de Saúde abordará o tema: “Democracia e Saúde” e terá como palestrante principal, o médico Jailson Villberto de Sousa, presidente do Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa. Além dele, já estão confirmados: Sales Clementino, a gerente da 5ª Região de Saúde, Ravena Farias e a assessora técnica, Niedja Rodrigues de Siqueira.

Ascom PMS

15/03/2019