sexta-feira 26 abril 2024

6ª Conferência Municipal da Saúde de Sumé recebe grande público

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores, trabalhadores e servidores municipais participaram, em massa, da 6ª Conferência Municipal de Saúde que aconteceu nessa quarta-feira (3), às 08h, no Auditório Paroquial da Igreja Católica de Sumé.

O evento teve como objetivos debater, reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios/diretrizes do SUS como direito à saúde, universalidade, integralidade e equidade do sistema. Além de sugerir e elaborar propostas a serem apresentadas nas próximas etapas estadual e nacional.

Após o credenciamento dos participantes, foi oferecido um coffee break aos convidados.  Em seguida, a Filarmônica Maestro Antônio Josué Lima fez a execução dos hinos e promoveu alguns momentos com músicas. Na ocasião, o “Projeto Filhos da Dança” fez uma apresentação para o público presente.

As palestras apresentadas durante a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Sumé foram interpretadas em libras através da professora do município, Clara Lucivânia.

A coordenadora geral da Conferência Municipal, a ex-prefeita, Niedja Rodrigues, disse que o momento superou as expectativas dos organizadores. Segundo, ela, nesses espaços, os envolvidos com a questão se sentem partícipes de todo o processo, pois além de expor dúvidas/inquietações, inerentes à sua função, eles próprios pensaram em soluções e estratégias de melhorias para a área em todas as esferas de governo, levando em conta a realidade em que o País se encontra atualmente.

O palestrante, Jailson Vilberto de Sousa, médico e presidente do Conselho Municipal de Saúde de João Pessoa, falou da importância da saúde perante à democracia no que diz respeito ao direito e à consolidação dos princípios e financiamento do SUS. Jailson disse ainda que ficou muito feliz em participar do evento sumeense. “O engajamento e o interesse do público aqui presente em relação ao tema proposto, reflete o compromisso de todos os envolvidos com a melhoria da saúde pública do município”, afirmou.

Além dele, a presidente do Conselho Paraibano de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Lúcia Leal, a gerente da 5ª Região de Saúde, Ravena Farias e o professor, Francisco Sales Clementino, colaboram com os eixos temáticos da Conferência.

O prefeito, Éden Duarte, o vice Dró, as secretárias, Alessandra Regina (Saúde), Tanniery Lêla (Assistência Social) e Isca Viana (Obras), os vereadores Bomba e Antônio Carlos Sarmento representaram o legislativo sumeense. O promotor de Justiça, Bruno Leonardo Lins também esteve representando o Ministério Público do município.

Éden afirmou que a conferência é uma oportunidade importante para que usuários, trabalhadores, prestadores e a gestão, de forma democrática, dialoguem e busquem soluções em conjunto para os principais desafios que eles encontram no dia a dia.

A servidora municipal, Gisélia Alves, disse que ficou muito contente com o momento pelo fato dos participantes poderem traçar estratégias de melhorias para a área diante dos problemas apresentados.

Já a secretária de Saúde, Alessandra Regina, enalteceu a participação de todos na 6ª Conferência, principalmente pelo nível de discussões e propostas apresentadas. “Muito feliz e realizada pela qualidade do público e das palestras. Foi um dia muito rico e produtivo. Saio daqui com a sensação de dever cumprido”, frisou.

Os delegados escolhidos e homologados na conferência terão a missão de apresentar as propostas elaboradas na 9ª Conferência Estadual de Saúde.

04/04/2019