sábado 20 abril 2024

Prefeito Éden Duarte lança Orçamento Democrático Municipal

De forma pioneira na região do Cariri, o prefeito de Sumé, Éden Duarte, lançou o Orçamento Democrático Municipal (ODM). O lançamento aconteceu nessa sexta-feira (12), no auditório da Secretaria Municipal de Educação com a assinatura do decreto que institucionaliza oficialmente o ODM no município.

O ODM é um instrumento pelo qual os munícipes participam das decisões do governo, apontando qual é a melhor forma de aplicar os recursos públicos em obras e serviços. Com essa ferramenta, o cidadão priorizará ações para suas comunidades, através de plenárias.

Participaram do evento, o prefeito Éden Duarte e os secretários municipais, o presidente da Câmara de vereadores, Leônidas Albino, o líder do governo no legislativo, Antônio Carlos Sarmento, os vereadores Bonílson, Jefferson Menezes, Nilson e Zé Antônio, o gerente regional do Orçamento Democrático Estadual, João Alves. Ainda estiveram presentes, presidentes de associações, representantes da sociedade civil, representantes de religiões e o coordenador do Orçamento Democrático Municipal, Marivaldo Alcântara, que explanou sobre os objetivos e como será realizado o ODM.

Marivaldo Alcântara

Para Marivaldo, a implantação do ODM em Sumé significa avanço na gestão pública, além de ser mais uma meta do plano de governo do prefeito Éden que está sendo cumprida.

Na ocasião, secretário do Orçamento Democrático do Estado, Célio Alves, enviou mensagem, em vídeo, enaltecendo a gestão municipal pelo projeto. “Esse dia é importante para Sumé por que marca o início de um novo tempo”, disse.

João Alves

Alves destacou também que a ação visionária do prefeito Éden é muito significativa para todas as conquistas que a cidade alcançará daqui para frente e se colocou à disposição no que for preciso para que o município realize as suas plenárias.

João Alves, gerente do Orçamento Democrático do Cariri, disse que para ele, na condição de membro do Orçamento Democrático Estadual e morador de Sumé, era uma satisfação em dobro ver essa pasta sendo posta em prática, dada a importância que ela representa junto à população local.

Éden Duarte

De acordo com o prefeito Éden, institucionalizar o ODM será possível nortear não só a atual administração, mas também os próximos gestores públicos sumeenses para que mantenham essa ação como política de transparência, dando vez e voz à população.

Éden acrescentou ainda que a gestão municipal tem priorizado o fortalecimento da democracia, principalmente nesse momento em que ela vem sendo atacada por pessoas que querem enfraquecê-la. “Nada funciona sem a participação popular e sem uma política forte também. São mecanismos de participação popular, a exemplo da Ouvidoria Municipal que realmente empoderam a população”, destacou o prefeito.

A coordenação do ODM estará na próxima semana finalizando o calendário para pôr em prática as plenárias.