sexta-feira 19 abril 2024

Prefeitura de Sumé planeja campanha municipal de combate ao trabalho infantil 2019

O prefeito, Éden Duarte, reuniu-se nesta quarta-feira (24) com o setor jurídico, Creas e direção do Mercado Público Municipal para planejarem as ações da campanha municipal de combate ao trabalho infantil 2019.

A campanha é desempenhada durante todo o ano e intensificada principalmente no mês de junho.

Entre as estratégias traçadas para este ano estão ações nas escolas da zona rural e uma maior atuação no Mercado Público Municipal para que nenhuma criança desempenhe atividades laborais no local em detrimento da escola.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) tem a classificação das piores formas de trabalho infantil, as atividades que mais oferecem riscos à saúde, ao desenvolvimento e à moral das crianças e adolescentes são o trabalho nas ruas, nas carvoarias, lixões, na agricultura com exposição a agrotóxicos e o trabalho doméstico.

De acordo com a plataforma de comunicação “Rede Peteca – Chega de Trabalho Infantil”, igualmente preocupantes são os tipos de trabalho realizados por crianças e adolescentes frequentemente admitidos pela sociedade, como o comerciante ambulante, o guardador de carros, o guia turístico, tornando o trabalho na infância invisível, aumentando o seu ciclo de aceitação.

“A criança precisa estudar, brincar, se socializar com outras para se desenvolver em todas as suas faculdades de forma integral. O trabalho precoce dificulta esse desenvolvimento, pois diminui o seu tempo disponível para convivência familiar, para brincar, estudar e aprender. O trabalho infantil é a porta de entrada para as demais violações de direitos de crianças e adolescentes”, disse a assistente social do Creas Francismere Passos.

Ascom PMS

24/04/2019