Em uma ação conjunta entre a Prefeitura de Sumé e o Governo da Paraíba, a Secretaria Municipal de Saúde ofereceu no último final de semana, mais uma etapa de cirurgias de catarata a pacientes do município.
Os procedimentos cirúrgicos ocorreram no Hospital e Maternidade Santa Filomena, em Monteiro, sob os cuidados do médico oftalmo, Leonardo Falcão e equipe. Até o próximo dia 25, o mutirão continua, totalizando 55 cirurgias do município de Sumé.
Em apenas dois dias, a Prefeitura de Sumé possibilitou que dezenas de pessoas enxergassem melhor. A sumeense, Helena Melo da Silva, 83 anos, uma das 30 pacientes beneficiadas somente nessa semana, disse que estava muito contente pela oportunidade de ter a visão de volta.
A Secretaria de Saúde de Sumé espera com isso zerar a fila dos pacientes que aguardam por esse atendimento no município.
De acordo com Leonardo Falcão, a catarata é a perda da transparência e o envelhecimento do cristalino — lente situada atrás da íris. É como se fosse uma barreira impedindo que a luz entre de forma adequada pra incidir na retina neurossensorial, acrescentou o médico.
Vale salientar que a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde.
Ascom
13/05/2019