Search
sábado 19 setembro 2020
  • :
  • :

Prefeitura de Sumé conclui serviço de aração de terras para agricultores do município

Em Sumé, 682 agricultores familiares do município foram contemplados com o programa de aração de terra para plantio de milho e feijão, prioritariamente para safra de 2019.

A Prefeitura ofereceu a custo zero para o agricultor o tempo de 1 hora de trator, que transformando em área trabalhada corresponde em média a 620 hectares.

Os trabalhos foram iniciados na primeira semana de fevereiro e concluídos no início de maio. Todas as comunidades rurais foram beneficiadas, seguindo o critério estabelecido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) que o atendimento seguiria a ordem de entrega das relações de agricultores pelos presidentes das associações.

De acordo com a Secretaria de Agricultura do município, a expectativa é de boa safra para esse ano.

Em ato contínuo, a Secretaria já está oferecendo o serviço de confecção de silagem para assegurar o fornecimento da alimentação do rebanho no período de estiagem.

O município possui três máquinas ensiladeiras, sendo uma atrelável a um trator agrícola, equipamentos que foi contemplado pelo convênio com o Governo do Estado/PROCASE e duas ensiladeiras rebocáveis (01 motor diesel e outra motor elétrico).

Para o atendimento aos agricultores, a Secretaria está adotando o mesmo critério de agendamento, através de relação com os nomes dos interessados entregues pelo presidente.

Mantendo o mesmo compromisso com o setor rural, a Prefeitura de Sumé, até o momento, já pagou a 4ª parcela do aporte ao Programa Garantia Safra no valor de R$ 4.590,00, restando apenas dua programadas para os meses de junho e julho, que resultará numa contrapartida total de R$ 27.540,00, que assegurará o benefício de 540 agricultores inscritos, caso haja perda da safra.

Ascom PMS

23/05/2019