Search
quinta-feira 28 março 2024
  • :
  • :

Saúde na Escola realiza mais uma etapa nas escolas da rede municipal de Sumé

O Programa Saúde na Escola, implantado no município desde 2011, tem sido de grande importância para a prevenção da saúde dos alunos e contribuído para o fortalecimento de ações que integram as áreas de saúde e educação.

Em 2019, as atividades foram iniciadas no mês de março em todas as escolas da rede pública.

Avaliação antropométrica, verificação da situação vacinal, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor, avaliação da saúde bucal, vacinação de HPV e atendimento médico são algumas das ações realizadas nas escolas.  As Palestras Direito sexual e reprodutivo, prevenção de DST/AIDS, Alimentação Saudável e Higiene Pessoal são ministradas pelos profissionais da saúde, enfermeiras, nutricionista e agentes comunitários de saúde.

No mês de abril, o Saúde na Escola realizou a Semana de Mobilização do Programa com o tema “Imunização”.  Foram realizadas palestras com os Agentes de Endemias e ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, além de atividades em sala de aula de todas as escolas.

Neste mês de maio, a Creche Anita Garibaldi trabalhou um mini projeto da alimentação saudável com atividades pedagógicas e lúdicas e vídeos educativos sobre alimentação saudável e não saudável.

“O nosso objetivo é ensinar as crianças o hábito de uma alimentação sadia e conscientizá-los da importância de uma boa alimentação para que tenham boa saúde”. Trabalhamos cores, sabores e textura das frutas. Realizamos também a confecção de salada de frutas pelas crianças com o objetivo de estimular o consumo das frutas para o fortalecimento do sistema imunológico”, disse a nutricionista do município, Teresa Cristina Trigueiro.

 

Ascom

27/05/2019