quinta-feira 28 março 2024

ODM de Sumé inicia com boa participação popular

A primeira audiência do Orçamento Democrático Municipal de Sumé, ocorrida na sexta-feira, 05 de julho, no bairro da Várzea Redonda, contou com grande participação da população.

Comandada pelo prefeito Éden Duarte, a plenária aconteceu no Ginásio de Esportes O Dedão e foi direcionada para os moradores da Várzea Redonda, Carro Quebrado e Frei Damião.

Ao lado do prefeito, estiveram presentes, o vice-prefeito, Dró, os secretários municipais e auxiliares do governo, parlamentares do legislativo sumeense, Brígida Xavier, Daniel Lêla, Antônio Carlos Sarmento, José Antônio e presidentes de associações, todos com o intuito de discutir o que é melhor para o município no próximo ano.

De forma pioneira no Cariri Ocidental paraibano, o ODM é algo inédito na história de Sumé que veio para ficar, assim destacou o prefeito Éden logo no início de seu discurso. Ele falou da importância de institucionalizar a ferramenta de gestão participativa no âmbito municipal, prestou contas de suas ações e ouviu a população.

Éden destacou também que é de fundamental importância a participação da Câmara de Vereadores de Sumé no processo, já que ela é quem vai receber a peça orçamentária para o ano de 2020.

Durante a plenária, Éden anunciou que a Prefeitura de Sumé deve homologar no próximo dia 27, a licitação para dar sequência ao esgotamento sanitário do município. Um investimento na ordem de mais de R$ 3 milhões que contemplará inclusive um trecho do bairro da Várzea Redonda.

Aproximadamente 200 pessoas participaram da primeira audiência pública que teve como conselheiros eleitos, Maria Alcideni Costa e Lucineia Alves, e suplentes, Damião Alves Brito e Edvaldo Alves de Souza. As prioridades mais votadas pelo público presente foram: urbanismo e infraestrutura, seguida de saneamento básico e desporto e lazer.

As prioridades destacas pela população, na ocasião, serão debatidas nas próximas etapas do ODM, durante o Planejamento Democrático. O coordenador do ODM, Marivaldo Alcântara, disse que no dia 26 de agosto será realizada a sistematização das ações apontadas, assim como a posse dos conselheiros eleitos.

As próximas plenárias acontecem dias 12 e 13 de julho, respectivamente, na Escola Maria Leite Rafael, no bairro do Alto Alegre, às 19h, e na zona rural, no sítio Conceição, na escola da comunidade, às 15h.

08/07/2019