quinta-feira 25 abril 2024

Prefeitura de Sumé faz balanço das ações da Campanha Contra o Trabalho Infantil

A Prefeitura de Sumé encerrou o ciclo de palestras da Campanha Contra o Trabalho Infantil que fez no mês de junho nas escolas da rede municipal de ensino, creches, unidades básicas de saúde e também durante as festividades juninas do município.

Foram realizadas ações educativas em prol das crianças e adolescentes, as equipes estiveram presentes nas escolas Presidente Vargas,  Gonçala Rodrigues de Freitas, Maria Leite Rafael, Zélia Brás, Padre Paulo Roberto de Oliveira e na Escola Agrotécnica Deputado Evaldo Gonçalves de Queiroz, além das palestras, teve ciclo de debates e tira-dúvidas com os alunos.

Durante as atividades houve a participação dos instrutores da Cia. Filhos da Dança de Sumé e apresentação de flauta das crianças que participam do projeto Casa da Mônica.

Também foi feito um acompanhamento com os pais que tem filhos na Creche Anita Garibaldi Mendonça Raphael e na Creche Rita Cipriano, buscando alertar sobre os malefícios causados às crianças e adolescentes que deixam de estudar para trabalhar.

Finalizando, a psicóloga do Creas, Adriana Ramos, também realizou um ciclo de conversa com o grupo de gestantes do município, em caráter informativo e apresentou o curta metragem “Vida Maria”, que mostra a história da rotina da personagem “Maria José”, uma menina de cinco anos de idade que é obrigada pela mãe a abandonar os estudos para cuidar dos afazeres domésticos e a trabalhar na roça, mostrando que, se não combatido, o trabalho infantil se reproduz como um ciclo nas famílias, passando para as demais gerações.

Orientamos que toda a população pode contribuir significativamente para a efetivação dos direitos da criança e do adolescente, denunciando qualquer violação através do disque 123, disque 100, ou diretamente no Conselho Tutelar do município”, explicou Francismere Passos, coordenadora do Creas.

Ascom PMS

01/07/2019