quarta-feira 24 abril 2024

Secretaria de Saúde de Sumé oferece capacitação em pré-natal para servidores

A Prefeitura de Sumé, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o curso Saúde da Mulher: Atualização em Pré-Natal, nesta terça-feira (03), no auditório da Secretaria de Educação (Seduc). A capacitação foi direcionada a médicos, enfermeiros, odontólogos, fisioterapeutas e demais profissionais da saúde do município.

O evento teve como palestrantes, os médicos, professores e pesquisadores do departamento de obstetrícia e ginecologia do curso de medicina da UFPB, dr. Eduardo Sérgio Soares e dr. Moisés Diogo de Lima. Eles discorreram sobre situações do dia a dia, a exemplo da hipertensão na gravidez, diabetes, hemorragias, infecções e sobre como enfrentá-las à luz das evidências científicas atuais.

De acordo com o médico Eduardo Sérgio, o momento foi importante para que os participantes pudessem avaliar as ações de saúde da mulher, no cotidiano e nas unidades de saúde. Com essa qualificação, segundo ele, é possível melhorar significativamente a assistência às gestantes nos períodos de pré-natal, parto e puerpério.

A assessora técnica do município, Niedja Rodrigues de Siqueira disse que a capacitação dos profissionais em saúde do município faz parte da educação permanente e continuada. “Nesse primeiro momento, os profissionais foram capacitados para avaliar gestantes, no dia 17 de julho, será a vez do tema:  saúde da criança”, afirmou.

A ação é uma parceria firmada entre as Prefeituras de Sumé e São João do Tigre.

03/07/2019