quinta-feira 28 março 2024

Câmara aprova e prefeito Éden sanciona Lei que declara Festa da Padroeira de Sumé Patrimônio Histórico e Cultural

A Câmara de Vereadores de Sumé aprovou na reunião desta segunda-feira (16/09), por unanimidade, o projeto de Lei n° 535/2019, de autoria do vereador Bonílson Timóteo, que declara a Festa da Padroeira de Nossa Senhora da Conceição do Município de Sumé como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial.

A reunião do Legislativo contou com a presença do Pároco Padre Claudeci Soares e do conselho paroquial. O projeto foi elaborado em comum acordo com o Padre Claudeci e com o prefeito Éden Duarte. O projeto de Lei foi sancionado nesta terça-feira (18) por Éden, transformando-se na Lei n° 1.324, de 17 de setembro de 2019.

A festa da Padroeira de Sumé é realizada todos os anos de 29 de novembro a 08 de dezembro, estando inserida no calendário da Igreja Católica. Com a Lei, ela será inserida oficialmente no calendário de eventos do município e poderá ser feita parceria público-privada para a realização do evento.

Segundo o vereador Bonílson não há como negar que, no aspecto religioso, Sumé e destaque na região do Cariri Paraibano pela notória devoção dos católicos a Nossa Senhora da Conceição.

“Além da programação religiosa, temos também a programação social que, depois de um período de recesso, vem crescendo gradativamente e tendo como destaque o envolvimento das famílias e da juventude que participa ativamente da programação”, disse Bonílson.

Bonílson também justificou que entre outras atividades pode-se mencionar o jantar dos casais, que já se tornou uma das ocasiões familiares mais festivas, e o pavilhão, que com seu crescimento traz um novo sentido festivo, além do fato de que a festa da padroeira movimenta e estimula o comércio, sem contar com o turismo religioso e cultural.

Padre Claudeci, nas redes sociais, fez o seu agradecimento aos vereadores pela aprovação do Projeto.

Ascom PMS

17/09/2019