sexta-feira 29 março 2024

CAPS de Sumé inicia atividades da Campanha Setembro Amarelo

O Centro de Atenção Psicosocial de Sumé, o CAPS, está com programação alusiva ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O Setembro Amarelo promove a conscientização da população sobre a importância de falar sobre o tema.

Segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV), 32 brasileiros se suicidam por dia no país, taxa superior às mortes causadas por câncer e AIDS. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, nove em cada dez casos poderiam ser prevenidos. A faixa etária que mais preocupa as autoridades é entre os 15 e 35 anos.

A programação preparada pelo CAPS de Sumé constitui-se de palestras, rodas de conversas, passeatas e debates em instituições voltadas para o público do Centro e a comunidade em geral. As escolas da rede municipal e estadual de ensino também foram incluídas nas atividades.

Nesta terça-feira (12), no Centro de Atenção Psicosocial, a programação traz a palestra “Se você está sentindo, é importante”, com a psicóloga do município, Jocilda Azevedo.

Na próxima segunda-feira (16), a equipe técnica do CAPS estará fazendo panfletagem na feira livre e no comércio, a partir das 08h.

No dia 19 é a vez do “Pedal Setembro Amarelo” com a equipe de ciclistas do grupo Pedala Sumé, que estarão percorrendo as principais ruas da cidade chamando atenção para o tema.

A programação se encerra no dia 25 com a palestra “Combater o estigma é salvar vidas”, proferida pelo médico psiquiatra, Thiago Guedes de Andrade. A palestra será realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, às 09h e é aberta à toda comunidade.

12/09/2019