quinta-feira 18 abril 2024

Comunidade rural de Sumé recebe sistema de dessalinização do Procase

Com o objetivo de extrair o excesso de sal da água para torná-la apta para o consumo humano, produzindo água potável para as comunidades rurais de Sumé, no Maracajá, Formigueiro, Serrote Verde, Volta do Rio, Assentamento Serrote Agudo e Riacho da Roça, o prefeito Éden Duarte assinou na manhã desta sexta-feira (18), a ordem de serviço para a implantação do sistema de dessalinização das comunidades.

A ação será realizada com a parceria do Governo do Estado, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú (Procase) e vai beneficiar 65 famílias.

Além do prefeito Éden Duarte estiveram presentes: o vice-prefeito, Dró Barbosa, Robi Tabolka, coordenador estadual do Programa Água Doce, Joseane Bezerra, mobilizadora social do Procase, Isca Viana, secretário de Agricultura, os vereadores Bonilson Timotéo e Daniel Lêla e o ex-vereador Pepê Paulino.

Este é o quarto sistema de dessalinização construído desde o início da gestão do prefeito Éden Duarte. Serão cerca de 80 mil reais investidos na obra, a expectativa é que até o início de dezembro o sistema esteja em funcionamento.  A previsão é de que sejam produzidos 400 litros de água por hora de funcionamento.

O coordenador do Programa Água Doce, Robi Tabolka, afirmou que o sistema será realidade graças ao esforço da Prefeitura de Sumé, “O prefeito Éden é um grande parceiro, executou sua contrapartida com análise de água, teste de vazão, documentação da área e pagamento da energia após execução”, relatou Robi.

A presidente da Associação da Maracajá, Rita Gonçalves, afirmou que com o sistema, a realidade dos moradores muda completamente “Essas comunidades tem água salgada que não serve para o consumo, agora com o sistema de dessalinização tudo fica melhor”, declarou Rita.

O prefeito Éden agradeceu a parceria do Governo do Estado da Paraíba para a vinda de mais um importante benefício para o município. “São ações como essas e com boas parcerias que seguiremos em frente trabalhando pela melhoria de vida da nossa população”, destacou.

Ascom/PMS

18/10/2019